Com o limite no uso de dados móveis imposto pelas operadoras de telecomunicações, assistir a um episódio ou série disponível na Netflix pelo smartphone ou tablet é a sentença que o plano irá se esgotar em pouco tempo e se o usuário quiser continuar conectado terá que contratar um plano adicional.

Pensando nestes consumidores a empresa está testando um recurso que economiza o consumo de dados na hora de utilizar o serviço de streaming e conforme Anne Marie Squeo, membro da equipe de comunicação da Netflix, deverá chegar aos usuários da plataforma em maio.

A funcionalidade limita a velocidade em 600kbps. Isto gera um equilíbrio que garante uma boa experiência de transmissão, além de evitar multas não planejadas de provedores móveis. Conforme a empresa explica em seu blog oficial, o recurso de proteção de dados irá fornecer aos usuários mais controle sobre seu uso de internet, sendo que eles poderão escolher entre economizar o consumo de dados ou aumentar a sua qualidade de vídeo, caso tenha um plano maior.

De acordo com a empresa, uma pesquisa feita por eles apontou que muitos assinantes se preocupam em exceder o limite de sua franquia e que eles não fazem questão de ter a mesma resolução que possuem em uma TV de tela grande para assistir vídeos em seu dispositivo móvel, como celulares e tablets, por isso, a nova funcionalidade irá cair como uma luva para quem possui um plano limitado e não quer abrir mão de assistir suas séries e filmes, da onde estiver, sem se preocupar se o local tem Wi-Fi.

A opção estará disponível no menu de configurações do aplicativo do serviço de streaming. Para encontrá-la, basta clicar nas três barrinhas horizontais do lado superior esquerdo e clicar em "Configurações do aplicativo". A alternativa estará abaixo de "Somente Wi-Fi".

Por enquanto este recurso será lançado apenas para dispositivos móveis, mas com o limite no uso de dados na rede banda larga fixa, imposto pelas operadoras Oi, Vivo e Net, a funcionalidade seria uma boa alternativa aos usuários do serviço de streaming que estão preocupados em como farão para continuar acessando o canal, sem pagar uma fortuna na conta de internet ao final do mês. Quem sabe no futuro esta poderá ser uma opção de economia também à internet fixa?

Leia também: