Dicas para evitar que seu notebook seja furtado ou roubado

Alvo fácil de criminosos, é sempre bom ficar atento ao aparelho e adotar algumas atitudes que poderão prevenir o prejuízo de ter a máquina furtada.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Além do prejuízo financeiro, que não é pouco, ter o seu notebook furtado ou roubado pode trazer outros sérios problemas, como a perda de documentos e informações importantes, bem como registros pessoais que muitas vezes estão salvos apenas na máquina. Por isso, aí já vai uma primeira dica importante, faça regularmente backup de seus arquivos ou salve-os em nuvem, assim, caso aconteça do seu notebook ser levado a dor de cabeça não irá muito além do seu bolso. 

As dicas deste artigo são boas aliadas para evitar o furto ou roubo do seu notebook, afinal prevenção nunca é de mais. No entanto, devemos alertar que em casos de roubo, quando a susbstração do bem móvel é feita por meio de grave ameça ou violência, o conselho mais precioso é: entregue. Sua vida vale muito mais que o aparelho, esteja certo disso, mesmo que você acredite que sua vida toda esteja salva nele. Aí já voltamos para nossa dica inicial: backup ou nuvem, sempre.

Dicas para evitar que seu notebook seja furtado ou roubado

Então vamos às dicas:

Carregue o notebook em uma bolsa que não chame atenção

Leve a máquina em uma mochila comum e não nas maletas próprias para a condução do objeto. Desta forma você estará chamando menos atenção ao que está carregando na bolsa. Certifique-se também que a mochila/bolsa está bem fechada, de forma que não seja possível enxergar o seu conteúdo.

Dicas para evitar que seu notebook seja furtado ou roubado

Use apenas quando necessário

Leve o aparelho junto com você, apenas quando você realmente precisar fazer uso dele. Caso contrário, deixe em casa ou no escritório.

Leia também:

Fique por perto do notebook

Ao visitar um local que você precise levar o notebook junto, mantenha ele sempre com você. Caso precise levar ao trabalho, tranque a sala ao sair, ou deixe o portátil preso a mesa com um cabo de segurança. A dica também vale para a faculdade. Não deixe o aparelho solto, sozinho na mesa e saia da sala de aula. 

Tenha atenção ao utilizar dentro do carro

Se você precisar utilizar o notebook dentro de um carro, como em um táxi por exemplo, o faça com o máximo de descrição. Assim, pessoas que estiverem em outros veículos, não o verão. Se o trânsito estiver lento, você se torna um alvo fácil de criminosos que podem quebrar o vidro de uma das janelas do veículo e levar o objeto, portanto, em caso de congestionamentos guarde o aparelho.

Diferencie seu aparelho

Cole um adesivo em seu notebook, ou algo que possa diferenciá-lo. Desta forma, caso alguém esteja interessado em roubar os dados que você possui nele, não poderá trocar a máquina por um modelo igual. Embora difícil, estas coisas acontecem e a preocaução é importante, mesmo parecendo um pouco exagerada.

Guarde no porta-malas

Ao sair do carro e deixar o notebook dentro do veículo, jamais deixe o portátil em local de fácil visualização, como em cima dos bancos ou no painel, por exemplo. Guarde-o no porta-malas ou debaixo dos bancos do carro, junto com demais objetos de valor. Contudo, o ideal ainda é levá-lo junto com você.

Evite utilizar em coletivos

Devido ao grande fluxo de pessoas, utilizar o notebook no transporte urbano (ônibus, metro, trem) não é uma boa ideia. O uso do portátil é mais seguro em caso de viagens em ônibus rodoviários ou em viagens de avião (quando permitido). Porém, você deve mantê-lo sempre junto de si, principalmente em paradas ou intervalo de viagens.

Atenção ao utilizar o notebook em lugares públicos

Preste muita atenção enquanto estiver utilizando o notebook em lugares públicos, como praças, parques, por exemplo. Olhe ao redor para ver se não está sendo observado. Ao deixar o local, certifique-se que não está sendo seguido. Se desconfiar de algo, pare em algum local seguro e aguarde. Procure pela polícia ou segurança do estabelecimento, se notar que a ameaça persiste.

Dicas para evitar que seu notebook seja furtado ou roubado

Embora as dicas pareçam simples e elas realmente são, são cuidados fáceis de adotar no dia a dia e que muitas vezes não nos damos conta de fazer. Porém, como nada é 100% seguro, caso aconteça do seu notebook ser levado, há algumas alternativas que você pode adotar para diminuir o prejuízo, confira:

Evite a opção "Lembrar Senha"

Evite utilizar as opções de "lembrar senha" disponíveis no seu navagador de internet. Embora este recurso facilite na hora de acessar seus serviços favoritos, sem a necessidade de ter que informar a senha e o login em cada acesso, caso seu notebook seja levado, a pessoa terá acesso a todas as suas contas de internet.

Não permita o acesso ao Sistema Operacional sem senha

Use senha em seu usuário do Sistema Operacional, não permitindo que o computador faça login automaticamente. Evite também combinações fracas. É verdade que existem várias formas de quebrar o bloqueio, no entanto, ainda assim é melhor do que nada.

Não guarde documentos sigilosos ou muito importantes no notebook

Dados de extrema importância, não devem ser guardados no notebook. Se inevitável, proteja os arquivos com senha ou criptografia.

Faça backup regularmente

Esta dica já foi dada no início deste texto. Faça a cópia de seus arquivos regularmente, assim, você não perderá dados importantes caso tenha seu computador furtado ou roubado.

Rastreadores

Embora esta seja uma solução não muito barata, já existem no mercado diversos aparelhos que fazem rastreamento do portátil por meio de GPS (Global Positioning System) ou até programas que enviam dados do laptop roubado quando este é conectado à internet, facilitando sua localização ou mesmo permitindo que o seu dono envie um comando para que todos os dados do HD sejam apagados. Os custos irão variar conforme a tecnologia aplicada, mas vale a pena analisar a relação custo-benefício.

Não deixe de fazer um Boletim de Ocorrência

Caso você tenha o notebook furtado ou roubado faça um Boletim de Ocorrência. Muita gente acha que é perda de tempo, mas o BO pode ser essencial em um pedido de indenização, além de poder servir como prova de que o furto ou roubo realmente aconteceu. O registro ainda pode ajudar as autoridades policiais a identificar quando, como e em que locais estas ações acontecem com mais frequência.

Também vale frisar que muitos produtos roubados ou furtados são revendidos no mercado, por valores muito abaixo do que valem. Então, evite comprar produtos muito baratos ou com procedência desconhecida. Mesmo que isso não resolva o problema da criminalidade, ao menos você estará fazendo a sua parte.

Mais sobre: notebook, furto, roubo
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.