Com o passar do tempo, a bateria do notebook não possui a mesma durabilidade que quando nova. Em alguns casos, inclusive, o notebook acaba se desligando sem qualquer indicação de bateria fraca. Isso pode acontecer devido ao erro de leitura de tempo de carga do medidor interno.

A maioria dos notebooks utiliza baterias de ion-lítio (Li-Ion), que são compostas por três a doze células que ficam interligadas para gerar energia ao aparelho. Sendo assim, quanto mais células, mais energia armazenada. Uma placa controladora é responsável por determinar a quantidade da carga da bateria, que faz uma média de carga de cada célula e informa o sistema operacional, e assim, comunica os usuários sobre a situação de tempo de bateria restante.

Porém, o cálculo, nem sempre é exato, já que as células não possuem o mesmo nível e a tecnologia empregada na placa não consegue identificar o valor exato em cada uma individualmente. Com o procedimento abaixo será possível igualar o nível de energia de cada célula, o que irá evitar problemas de desligamento sem aviso prévio e também o tempo de carregamento.

Acompanhe abaixo:

1º passo: Primeiramente, vá em "Iniciar" e em seguida abra o "Painel de Controle";

2º passo: Agora, clique em "Sistema e Segurança";

3º passo: Após isso, abra onde diz "Opções de Energia";

4º passo: Na página que ficará em aberto, selecione a opção "Equilibrado" como plano de energia;

5º passo: Logo em seguida, vá em "Alterar configurações do plano" e altere todas as opções para "Nunca";

6º passo: Após realizar o processo acima, é hora de concluir o procedimento de carga. Para isso, carregue o seu notebook até a carga estar completa, ou seja, 100%.

7º passo: Depois que o carregamento esteja completo, retire o carregador e deixe que o notebook se descarregue por completo, até a carga ficar zerada. Na próxima recarga, deverá chegar novamente a 100% de carga. O ideal é repetir o processo três vezes.

Leia também: Baterias de smartphones e tablets viciam?

8º passo: Após seguir todo o procedimento de calibragem da bateria no notebook, você poderá retomar às configurações de origem. Para isso, siga os passos 1, 2, 3, 4 e 5 e estipule novos tempos.

E aí, funcionou? Aqui deu tudo certo. Conte nos comentários o que achou da dica e até a próxima.