Um erro de digitação fez com que uma transferência online de fundos não fosse concretizada. Com isso, foi impedido o roubo de quase 1 bilhão de dólares que envolveu o banco central de Bangladesh e o Federal Reserve de Nova York, dizem as autoridades.

A ação, que aconteceu no mês passado, foi feita por hackers ainda não identificados. Apesar não terem conseguido a quantidade desejada, eles levaram cerca de 80 milhões de dólares. Este foi um dos maiores roubos a bancos da história.


Roubo bilionário só não ocorreu pois os hackers digitaram o nome da instituição de forma errada.

O banco central de Bangladesh foi invadido no mês anterior, sendo que foram roubadas credenciais para transferências de pagamentos. A partir disso, os hackers bombardearam o Fed de Nova York com vários pedidos de transferência de dinheiro das contas do Banco de Bangladesh para outras entidades nas Filipinas e Sri Lanka, explicaram as autoridades.

No total, quatro pedidos de transferência que totalizavam 81 milhões de dólares foram realizados. No entanto, um quinto pedido, de 20 milhões, destinado a uma entidade sem fins lucrativos do Sri Lanka, só não foi aceito porque os hackers escreveram o nome errado da ONG.

De acordo com uma das autoridades, os hackers digitaram "fandation" ao invés de "foundation". Com isso, o banco Deutsche Bank, que iria fazer a transferência, buscou esclarecimentos com o banco central de Bangladesh. Visto o erro, a transação foi interrompida.

O Banco de Bangladesh possui  bilhões de dólares em uma conta corrente no Fed, que usa em acordos internacionais. Assim, as transações que foram interrompidas totalizaram entre 850 milhões e 870 milhões de dólares, disse uma autoridade.