Considerado o pai do e-mail, o engenheiro Raymond Tomlinson, faleceu no último sábado (5) aos 74 anos. A causa da morte seria um ataque cardíaco. O falecimento foi anunciado pelo atual vice-presidente do Google, Vinton Cerf.

Tomlinson também ficou conhecido por criar o famoso símbolo de arroba (@) para que fosse usado nos endereços de internet. Em 2012, o engenheiro foi incluído no Hall da Fama da Internet, um museu virtual que reconhece nomes importantes que fizeram parte do avanço da internet.


Tomlinson iniciou o uso do arroba (@) para definir quais mensagens seriam enviadas através de uma rede de computadores. O símbolo, até hoje, é mundialmente usado em mensagens eletrônicas. O engenheiro faleceu no último sábado. 

 

O engenheiro, além da criação do e-mail, também projetou elementos essenciais nas mensagens eletrônicas, como as categorias de "assunto" e "para". Ele foi o primeiro a usar o símbolo de arroba para indicar que uma determinada mensagem seria para um computador.

 "O primeiro e-mail foi enviado entre duas máquinas que se encontravam uma ao lado da outra", conectadas através da Arpanet, dizia Tomlinson em seu blog.

"A primeira mensagem foi bastante 'esquecível' e de fato a esqueci", acrescentou. "O mais provável é que tenha sido algo como QWERTYUIOP (as primeiras letras do teclado em inglês) ou algo assim...", disse ainda.

Tomlinson nasceu no estado de Nova Iorque em 1941. Em 1963 se formou em engenheiro elétrico.