As ações do Google no Dia da Internet Segura não param, hoje mesmo ofereceu 2GB a usuários que atualizarem as informações de segurança de sua conta. Além disto, vai começar a notificar as pessoas que receberem e-mails de provedores de correio eletrônico que não oferecem criptografia em suas mensagens. Leia: o que é criptografia?

O alerta vai aparecer em todas as mensagens que não passarem por criptografia através de conexão segura. Toda vez que o Gmail identificar uma mensagem sem criptografia, o contato aparecerá com um ponto de interrogação ao invés da imagem padrão, como mostra a imagem abaixo:

"Esperamos que com esse tipo de conscientização mais provedores de e-mail passem a adotar essa modalidade de criptografia que já é padrão", afirmou Rodrigo Paiva, gerente de projetos da equipe de segurança do Google.

Esta notificação vai funcionar tanto para receber, quanto para enviar mensagens. O Google vai sinalizar no ato do envio da mensagem se provedor de e-mail que o usuário tem, utiliza ou não o sistema TLS de criptografia.

Lembramos que mesmo que a notificação apareça para você, não significa que seja uma ameaça eminente, apenas que suas conversas com o contato não serão criptografadas e podem ser interceptadas durante o tráfego entre você e seu contato. Explicamos aqui neste post um pouco sobre como funciona a criptografia HTTPS, que é semelhante a TLS.