Na segunda-feira (29), a Agência Espacial Americana revelou que irá fabricar um avião supersônico para o transporte de passageiros. A aeronave deve ser a mais silenciosa e eficiente possível, disse ainda a Nasa.

Charles Bolden, administrador da  Nasa, disse nesta terça-feira que já foi assinado um contrato com a empresa americana Lockheed Martin no valor de 20 milhões de dólares para que eles possam desenvolver um projeto do avião que possa superar a velocidade do som. A intenção é criar a aeronave na velocidade supersônica sem que haja explosões.


                                        Avião supersônico da Nasa deverá demorar alguns anos para ser disponibilizado para passageiros.                                                      

O barulho produzido pela nova aeronave deverá ser quase nulo, mesmo que seja usado com motor de reação, que no geral, causa um grande estrondo. Além do barulho das aeronaves, outro desafio atual é reduzir a poluição com a otimização de consumo de combustível.

"A Nasa está trabalhando duro para tornar os voos mais ecológicos, mais seguros e mais silenciosos", disse nesta terça Charles Bolden no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.

Porém, a disponibilidade do avião deverá demorar ainda alguns anos. De acordo com a Nasa, as campanhas de voo deverão iniciar somente em 2020.

"O desenvolvimento, construção e teste de voo de um X-avião supersônico silencioso será o próximo passo lógico em nosso caminho para permitir que a indústria decida a abrir as viagens supersônicas para o público," disse Jaiwon Shin, administrador do projeto.