Na quarta-feira (27), a Oracle anunciou que a próxima atualização do Java, o Java 9, não contará mais com suporte ao plug-in que roda dentro dos navegadores web. Assim sendo, os aplicativos que dependem desse recurso terão que fazer uso de outras tecnologias.

>> Quer aprender JAVA? Veja como.

Vale notar que o programa possui várias falhas de segurança, um problema que se estende desde a época que era mantido pela Sun Microsyntems. O plug-in do Java costuma ser porta de entrada para criminosos contaminares computadores.


                                                         Após vários anos de uso, Oracle anuncia o fim de plug-in para navegadores.                                                                          

Em 2012, por exemplo, a empresa de segurança Karspersky disse que o plug-in foi responsável pela metade dos ciberataques do ano. "Desenvolvedores de aplicativos que contam com o plugin do navegador Java precisam considerar opções alternativas, tais como a migração de Java Applets (que dependem de um plugin para o navegador) para o Java Start Web".

O suporte ao Java, como bem sabemos, já estava diminuindo entre os navegadores. No Chrome, do Google, ele será desligado em breve. Por enquanto, o Java funciona apenas com uma configuração especial. Já no Edge, no Windows 10, não há suporte a plug-ins.

De acordo com a Oracle sobre o Java, é que no futuro, a web seja livre de qualquer plug-in.

A Oracle, como alternativa, indica a Java Web Start, uma nova tecnologia, que não se enquadra na categoria de plug-in.