O ano novo trouxe também novidades para o Oficina da Net, uma das muitas é que recebemos periféricos gamers para testarmos e passarmos a nossa opinião sobre os produtos. Nosso primeiro pacote para testes foi enviado pela nossa mais nova parceira, a loja Gurivéio, que tem as melhores peças e periféricos para o seu computador gamer. Na caixa recebemos um mouse gamer Corsair Raptor LM3, que infelizmente veio com um problema no seu botão esquerdo e nos fez decidir vetar um review do mesmo pelo menos por enquanto, e além deste, o headset Corsair Vengeance 1400, o qual você vai conhecer neste review.

Falar sobre headsets é praticamente tão difícil quanto falar sobre uma placa de vídeo ou um smartphone, pois analizar a qualidade do áudio de um periférico requer um conhecimento um tanto quanto superior, que só pode ser obtido depois de terem passado pelos seus ouvidos os mais diversos modelos com seus respectivos pontos positivos e negativos, algo que pouquíssimos já tiveram a oportunidade de testar. Vamos tentar passar o máximo de informação possível para que você, gamer casual que pouco conhece sobre o assunto, consiga sentir-se tão satisfeito quanto um jogador experiente, que tem um conhecimento técnico mais avançado.

O Corsair Vengeance 1400 faz parte da linha de headsets gamers desenvolvidos pela Corsair e apresentados em 2013. O seu "irmão" mais próximo é o Vengeance 1500, que pouco difere do 1400 até mesmo pelo seu design, se não fosse pelo sistema de áudio Dolby 7.1 surround e uma conecção via USB, eles seriam facilmente confundidos. Vale lembrar que nesta "família" também está presente o Vengeance 2100, que é wireless. É provável que, mais tarde, de acordo com o feedback deste review, recebamos tanto o Vengeance 1500 quanto o 2100 para detalharmos ainda mais as suas diferenças.

Na caixa do fone temos, obviamente, o próprio headset com o seu cabo de 1,8m, um guia de início rápido e um adaptador Y fêmea de 3,5mm e 4 polos para macho duplo de 3 polos, assim, se você não tiver em seu computador o conector único (azul) onde entrada e saída de áudio chegam em um único cabo, pode utilizar este adaptador para transformá-lo nos clássicos fios verde e rosa.

A Corsair é conhecida por ser especialista em produzir absolutamente qualquer tipo de peça ou periférico para computador, indo desde placas de vídeo, memórias, e gabinetes a até mouses, teclados e headsets gamers, todos com uma qualidade superior juntamente a preços relativamente justos. Embora a especialidade da empresa ainda não seja os seus fones, a evolução de qualidade e tecnologia é aparente e mais bem desenvolvida que várias marcas conceituadas, um bom exemplo que confirma esta superioridade é o Corsair VOID RGB, um dos melhores headsets gamers presentes no mercado.

Vídeo incorporado do YouTube

[CATEGORIA]165[/CATEGORIA]

O Vengeance 1400 pode não ser o headset mais bonito como os tops de linha que custam em média uns mil reais, o design dele é simples, com poucas curvas e sem muita "firula", o que é mais que suficiente para garantir uma ergonomia surpreendente e muitas horas de jogatina sem o mínimo de desconforto.

A estrutura metálica que compõe o headset garante uma segurança ao usuário que não precisa se preocupar tanto com o periférico caso ele caia no chão, pois, a sua simplicidade não se resume a uma estrutura frágil e pouco confiável, mas sim a robustez e confiabilidade. A haste retrátil do microfone é extremamente confiável e até mesmo dobrável, o que garante ainda mais segurança se o fone cair com o mic batendo diretamente no chão.

Os arcos do Vengeance 1400 são ajustáveis em até 19 níveis, sendo assim, até o pessoal mais "cabeçudo" consegue usufruir o máximo do conforto do headset. Por ser um fone intermediário potente, acreditava-se que em algum componente do periférico seria utilizado um material mais simples, mas até mesmo nos arcos a qualidade é indiscutível, pois, a segurança de seus níveis é surpreendentemente muito firme, o que evita o maldito karma de, no meio do seu gameplay, você ser obrigado a ajustar os arcos pouco firmes do seu headset, um problema que ocorre até mesmo com alguns tops de linha.

Os auriculares do headset são tão bons quanto qualquer outro aspecto do headset, eles são envolvidos por um acolchoamento de espuma viscoelástica e o material de microfibras que os reveste, por incrível que pareça, não esquentam! A primeira impressão que você tem ao ver esta parte do Vengeance 1400 é que as suas orelhas vão suar como nunca, mas não, até nos dias mais quentes o material mostrou-se extremamente confortável, o único problema é que, com pouco tempo de uso, cabelos e outras pequenas sujeiras se acumulam com facilidade e exigem uma remoção para limpeza dos acolchoados. Ainda sobre os auriculares, eles podem ser girados 90º para serem guardados com mais segurança, por exemplo, dentro da sua mochila.


Auriculares bastante sujos com pouco tempo de uso

A espuma que protege o topo da cabeça é, talvez, o único ponto "negativo" no design e ergonomia do Vengeance 1400, ela é um tanto quanto simples e fina demais para um headset relativamente pesado como este. Não que o periférico seja pesado demais, mas em comparação aos seus concorrentes, algumas gramas a mais são facilmente perceptíveis, o que de fato exige um acolchoado de mais qualidade. Tal aspecto atinge diretamente o tempo de fadiga do usuário e o torna o produto menos confortável.

O cabo de nylon do headset também não deixa a desejar, ele passa a segurança proveniente de seu material e praticamente não embaraça, detalhe mínimo que não vai tirar a sua atenção enquanto você joga. Nos primeiros 40cm do cabo está presente o controlador in-line, extremamente simples, mas mais que o suficiente para você controlar o volume recebido e ligar ou desligar o seu microfone com um switch na lateral do mesmo.

[CATEGORIA]166[/CATEGORIA]

Do headset:

  • Resposta de Frequência: 20Hz a 20kHz
  • Impedância: 32 Ohms a 1kHz
  • Alcance Dinâmico: 95dB (A-weighted)
  • Direcionadores (Drivers): 50mm
  • Comprimento do cabo: 3m
  • Conector: 3,5 mm

Do microfone:

  • Tipo: condensador de cancelamento de ruído unidirecional com ajuste, bum rotação.
  • Impedância: 2.2k Ohms
  • Resposta de Frequência: 100Hz a 10kHz
  • Sensibilidade: -41dB (+/-3dB)
  • Conector: 3,5 mm

[CATEGORIA]167[/CATEGORIA]

O Corsair Vengeance 1400 é, de fato, um produto a ficar sob observação se você não quer gastar muito enquanto busca eficiência. Os drivers de 50mm oferecem uma qualidade e imersão digna de um top de linha. Jogando, ouvir passos de adversários em um FPS é muito mais fácil, assim como dizer de onde eles estão vindo, ponto extremamente positivo para um headset gamer.

Quando estamos falando de qualidade e desempenho aos consumidores que procuram ouvir música, onde graves, médios e agudos são ainda mais importantes, o Vengeance 1400 mostra-se um fone modesto, que entrega o que qualquer ouvinte pouco exigente está procurando, embora ele seja um tanto quanto caro se o seu objetivo é apenas ouvir música.

Independente do seu objetivo com o headset, você dificilmente irá se decepcionar com o desempenho do Vengeance 1400, o áudio é limpo, o volume não é dos mais altos, no entanto é mais que o suficiente para você se concentrar em qualquer jogo. O isolamento do áudio também é muito bom, não deixando muito som vazar e atrapalhar alguém do seu lado, assim como também não prende o áudio ao ponto de gerar eco e arruinar a sua imersão e percepção de sons inimigos em games. Infelizmente para você que gosta de gravar gameplays para o seu canal do YouTube, o microfone do Vengeance 1400 deixa bastante a desejar. O eliminador de ruído de fato ajuda (e muito) deixando o seu áudio o mais limpo possível, no entanto, a qualidade da gravação ainda assim não é das melhores, nada que você não possa dar uma melhorada com algumas edições em algum programa, no entanto, não é nada a nível semiprofissional.

Abaixo você pode ouvir um teste de áudio realizado com o microfone do Vengeance 1400.

[CATEGORIA]168[/CATEGORIA]

[BUY]15931,true[/BUY]

Depois de todos os aspectos que aqui apresentamos sobre o Corsair Vengeance 1400 você ainda pode estar com aquela dúvida: "Será que vale a pena comprar esse headset?". A nossa resposta é sim, vale muito a pena investir em um headset gamer e ele pode ser o que aqui apresentamos, que no dia em que este review está sendo escrito pode ser encontrado por R$307,99 no site da nossa parceira Gurivéio.

Não apenas por ser extremamente confortável embora relativamente pesado, mas sim pela qualidade dos seus drivers de 50mm, padrão de headsets tops de linha, que oferecem uma imersão e localização in gaming que dão uma vantagem enorme em qualquer FPS como, por exemplo, Counter Strike Global Offensive.

A esponja superior do arco um tanto fraca para um headset um pouco mais pesado do que a maioria de seus concorrentes e o microfone de qualidade modesta até demais podem não ser o suficiente para fazer você desistir da compra do seu próprio Corsair Vengeance 1400, portanto, vá em frente, você terá um periférico de qualidade por um preço justo. Claro, a não ser que você esteja mesmo procurando um produto superior com um microfone melhor.