O Google terá que desembolsar 130 milhões de libras esterlinas (185 milhões de dólares) em impostos atrasados no Reino Unido. O valor foi determinado após a realização de uma investigação britânica sobre os modos aplicativos pela empresa americana na declaração de impostos entre o período de 2005 e 2015.

A revelação foi feita na última sexta-feira (22) e acabou gerando inúmeras críticas por partes de ativistas, que classificaram o acordo como "irrisório".

O Reino Unido é um dos maiores mercados para o Google depois dos Estados Unidos. Porém, mesmo assim, a empresa tem pagado muito menos imposto do que deveria.


Google terá que pagar impostos no Reino Unido. Valor chega a US$ 185 milhões.

O Google irá preservar a fórmula já existente que calcula os lucros sobre os custos das suas operações, e ainda irá incluir os impostos pagos sobre os ingressos que se referem à publicidade de empresas que estão radicadas no Reino Unido.

A empresa vem sendo duramente criticada por canalizar os lucros que se referem às operações europeias para locais como Irlanda e Bermudas, que não há pagamento de impostos.

Já em 2013, a companhia sofreu uma investigação no Reino Unido após uma reportagem da agência  Reuters expor que a companhia não gerava lucro no país.

O Google, na sexta-feira, disse que o acordo irá sanar a investigação do governo, que acusava a empresa de não pagar os devidos impostos desde 2005. Além disso, a empresa também se comprometeu de calcular a base de pagamento futuro de impostos.

"A forma como as multinacionais são taxadas tem sido alvo de debates por muitos anos e o sistema fiscal internacional está mudando. Esse acordo reflete essa mudança", disse o Google através de comunicado.