Visando facitar o processo da votação e oferecer resultados seguros em tempo real, além do uso da biometria nas próximas eleições, os eleitores também conseguirão auditar os resultados de cada uma das seções eleitorais através de um aplicativo gratuito podendo, assim, fazer uma comparação com os resultados mostrados no site do TSE.

Como funcionará?

Os resultados serão divulgados através de um aplicativo gratuito que será liberado pelo TSE. Ao fim de cada seção, o Boletim de Urna será impresso com um código QR (código de barras em 2D que é escaneado a partir das câmeras de celulares). Dessa forma, o eleitor que tiver o aplicativo poderá escanear esse QR code que irá transferir ao aparelho as informações da apuração de votos. Tudo isso mantendo o sigilo de votos dos eleitores.

Leia também:

O QR code foi escolhido pois é livre de qualquer licença, não trazendo custos para a Justiça Eleitoral e também por ser atualmente uma tecnologia de muito potencial.

No mês de Dezembro foi divulgado pelo TSE um comercial que explica o passo a passo do uso do aplicativo:

A ideia da utilização da tecnologia do QR Code nas próximas eleições é de justamente oferecer mais transparência e também mais facilidade ao eleitor já que irá contar com o seu celular para conferir esses resultados facilitando a auditoria das urnas eletrônicas podendo fazer também uma comparação com os números mostrados no site.

De acordo com o TSE, o aplicativo será desenvolvido pelo TRE do Acre em uma parceria com o Grupo de Trabalho (GT). No momento já é possível por meio de aplicativos buscar informações sobre locais de votação, candidatos das eleições, justificação de votos e também a apuração dos mesmos.

O sistema eletrônico de votação no Brasil, que assegura ser o mais eficaz e seguro, continua buscando a ajuda da tecnologia para maior segurança. Com o caso do cadastramento biométrico, por exemplo, em algumas cidades do Brasil durante o período de eleições do primeiro turno de 2014, ocorreram diversos erros de leitura biométrica com alguns eleitores. A repetição do processo que visava garantir mais segurança acabou causando muitos atrasos e dificultando a votação. Apesar dos problemas que ocorreram na inauguração do uso da biometria, o recadastramento biométrico no país tem sido feito de forma gradual.

Com a ajuda da tecnologia, é de se esperar que a votação eleitoral venha facilitar tanto o processo quanto na transparência dos resultados.

O que você espera do desempenho do uso da biometria das próximas eleições? Terá interesse em baixar e verficar os resultados através do aplicativo?