O QR Code é muito usado hoje em dia, principalmente em campanhas publicitárias ou em sites na WEB. QR Code são pequenos códigos, que se parecem bastante com códigos de barras, capazes de guardar informações e serem lidos por aplicativos de smartphones ou tablets. Quando comparado aos códigos de barra o QR Code tem uma grande vantagem: a maior capacidade de guardar informações. Um pequeno QR Code é capaz de guardar aproximadamente 4,5 mil caracteres alfanuméricos, o que é bastante coisa para um pequeno código.

História

O QR Code é um código bidimensional criado pela japonesa Denso-Wave, em 1994. O código foi criado inicialmente para ser usado nas fábricas de automóveis para catalogar as diversas partes do carro. QR significa "Quick Response", devido à sua capacidade de ser interpretado rapidamente. Lei o artigo O que é um QR Code para ler sua história completa.

Atualmente o QR Code é bastante usado no Japão e em vários outros países, porém, não é muito popular no Brasil. Mais seu uso está crescendo bastante, com a grande popularização dos smartphones e tablets (aparelhos que possuem aplicativos capazes de decifrar os códigos) seu uso está começando a se tornar popular, sendo usado em diversas áreas como em: jornais, outdoors, campanhas publicitárias, embalagens de produtos, etc..

E como eu crio um QR Code?

Bom, existem vários sites na internet que disponibilizam esse serviço gratuitamente. Conheça dois sites que oferecem esse serviço a seguir.

QR Droid

Criar seu próprio QR Code usando o QR Droid é uma tarefa bem simples, acompanhe.

1º - Acesse o site da QR Droid clicando aqui;

2º - No menu do site, clique em "QR Code Generate" ;


Acessando o site

3º - Na página que se abrirá você terá a opção de escolher qual o tipo do seu QR Code. Neste exemplo vamos criar um QR Code com uma URL. Portanto escolha o que você quer que o seu QR Code exiba e selecione;


Configurando o QR Code

4º - Preencha os campos corretamente, eles dependem de qual tipo de QR Code você escolheu criar;

5º - Após ter preenchido corretamente todos os campos, clique no botão verde escrito "Generate QR Code";


Configurando o conteúdo do QR Code

6º - Após alguns instantes o QR Code aparecerá juntamente com alguns links para compartilhar o seu QR Code nas redes sociais ou por e-mail. Se seu desejo for usar o QR Code em outro lugar fora da internet, você pode salvar o QR Code. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e clicar em "Salvar imagem como...".

Este é o QR Code criado, teste ele.

Goo.gl

Goo.gl é um encurtador de links da Google. Um ótimo encurtador que conta até mesmo com estatísticas e um QR Code! Veja como criar o seu.

1º - Acesse o site goo.gl e, se você tiver, faça  login com sua conta do Google;

2º - No campo indicado digite a URL do site no qual deseja criar o QR Code e clique em "Shorten URL", ou pressione Enter;


Escolhendo o link para o QR Code

3º - Se não estiver logado com sua conta do Google, você terá que provar que é humano e digitar alguns caracteres, digite-os;

4º - O site irá gerar uma URL encurtada, clique em "Details" (acima da URL encurtada), assim como na imagem;


Acessando os detalhes do link encurtado

5º - Uma página com estatísticas do link se abrirá, e no canto superior direito terá um QR Code do link. Clique na imagem do QR Code para ter acesso à imagem do mesmo.


Tendo acesso ao QR Code

Obs.: O site goo.gl gera QR Code somente de URLs.

Você quer saber mais sobre Marketing? Visite a nossa categoria marketing clicando aqui, você encontrará textos interessantes lá. Você também pode usar o Qr Code para acessa-la!


Categoria de Marketing / Oficina da Net

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário!