Um menino, interessado em enviar uma carta a Marte, solicitou o custo de envio. Para surpresa de todos, o serviço postal britânico, Royal Mail, com a colaboração da Nasa, estimou que o envio de uma carta para Marte sairia  11.602,25 libras, ou seja, cerca de 65 mil reais.

Certamente, o valor está acima das possibilidades de pagamento do menino de cinco anos, Oliver Giddings. O Royal Mail, em resposta ao garoto, disse como fez o cálculo da tarifa de envio da carta.


Menino solicitou o valor de envio de uma carta a Marte.

"O combustível é muito caro e afeta o envio de cartas em todo mundo", escreveu um responsável pelo atendimento ao cliente, Andrew Smout. "A Nasa me disse que sua última visita a Marte, usando o veículo Curiosity, custou cerca de 700 milhões de dólares".


Envio de carta a Marte custaria em média 18 mil dólares.

"A nave espacial é muito pequena, por isso o armazenamento é sobrecarregado. Baseando-se no peso da nave e o quanto custa ir a Marte, disseram que enviar algo de 100 gramas custaria aproximadamente 18 mil dólares", concluiu a carta.

"A NASA disse-me que a última visita a Marte, para levar a sonda Curiosity, custou cerca de 700 milhões de dólares", disse ainda o responsável dos correios. Levando em consideração os selos, mais um exagero: na carta para Marte seriam necessárias 18 416 unidades.

Oliver, que quer ser astronauta, e mora no nordeste da Inglaterra,que pareceu satisfeito com a resposta,  agradeceu ao Royal Mail  pelo retorno: "É muito caro enviar uma carta a Marte. Fariam falta tantos selos!".