O CEO da SpaceX, Elon Musk, pretende tornar Marte habitável, para isso, sugeriu duas intervenções: uma de forma mais lenta e uma mais rápida. A última consiste em atingir o planeta vermelho com bombas nucleares.

Em uma entrevista ao Late Show com Stephen Colbert na última quarta-feira (9), Elon Musk explicou que o método de "derrubar bombas termonucleares sobre o solo marciano, usando foguetes da SpaceX" irá acelerar o processo de terraformação do planeta, assim sendo, modificar a atmosfera e temperatura de Marte, e deixando o local habitável. Com tal método, o planeta poderia ficar habitável em dois ou três anos.

Colbert, perguntou ao milionário porque acha que devemos ir a Marte. "Inicialmente teremos de viver em complexos, mas eventualmente é possível transformar Mars num planeta como a Terra." A maneira rápida, explicou,  seria lançar armas nucleares nos polos.

Levando em consideração a ideia, Colbert disse que Musk é um supervilão. "Você é um supervilão. Isso é algo que um supervilão faria", brinca.

A ideia de Musk coincide com o método já levantado pelo físico teórico estadunidense Michio Kaku, professor e co-criador da teoria de campos de corda.

Kaku, em uma entrevista ao site Big Think, diz que o método mais fácil para criar condições habitáveis em Marte deve ser de se beneficiar da própria topologia e geografia. O estudioso explica que, ao aquecer o planeta, o dióxido de carbono seria lançado na atmosfera iniciando um efeito estufa, que derreteria mais gelo e permitiria a ascensão de mais dióxido de carbono.

"Então, em outras palavras, você teria um efeito autocatalítico. Você tem apenas de alavancá-lo. Uma vez que você o faz, mais dióxido de carbono cria mais temperatura. Se você esquenta o planeta, ele libera mais gases", diz.