De acordo com a Reuters, JK Shin, co-CEO da Samsung Electronics, deixará o posto por uma nova política de gestão de negócios da sul-coreana. Agora, quem irá assumir o cargo é Dongjin Koh, que ficará responsável por lidar com as operações do dia-a-dia da empresa. Shin vai permanecer no comando técnico da divisão móvel global da Samsung e ainda ficará encarregado de se concentrar em novos negócios e estratégias de longo prazo.

Koh ainda é um nome desconhecido, porém, ele já foi chefe da divisão de P&D da Samsung, "desempenhando um papel fundamental" no desenvolvimento dos mais novos smartphones da marca, como o Galaxy Note 5 e Galaxy S6. Apesar das críticas recebidas, os aparelhos tiveram grande impacto em razão dos seus designs.


DongJin Koh ocupará o lugar de JK Shin, na Samsung.

"Embora seja verdade que Shin teve um desempenho admirável no passado, é indiscutível que os resultados do Galaxy S6 ficaram aquém das expectativas, assim uma nova liderança é necessária", disse o professor de economia da Universidade Hansung Kim Sang-jo.

"As nomeações desta terça-feira parecem reconhecer a necessidade de desenvolver um sistema de gerência que pode responder de maneira mais proativa aos desafios que a Xiaomi e outras companhias chinesas levam", completou.

A divisão de smartphones da Samsung já não anda bem há anos, em razão da grande concorrência. Companhias como a Apple, por exemplo, entraram em novos mercados, como a China, e assim conquistando novos clientes. Além disso, outras fabricantes chinesas oferecerem bons aparelhos por valores mais acessíveis que a Samsung.

Mesmo com um pequeno crescimento nos seus lucros no último trimestre, ainda é muito cedo para saber qual será o resultado da atuação de Koh.