Um dos primeiros serviços de streaming de música a chegar no Brasil foi o Rdio. Ele chegou em um momento em que as opções para escutar músicas através da internet eram limitadas, o que representava um grande sucesso.

No entanto, com a chegada de outras plataformas de streaming que estavam a mais tempo no setor, como Deezer e o Spotify, o serviço encontrou dificuldades para se manter no mercado. Levando em consideração o fato, na segunda-feira (16), o Rdio anunciou que entrou com pedido de falência e irá encerrar as suas operações e serviços durante as próximas semanas.

Este ano foi marcado pela concorrência pesada entre os serviços de streaming de música, como o Spotify, Pandora, TIDAL e Apple Music, além do lançamento do YouTube Red. Assim sendo, o Rdio não conseguiu suportar tamanha concorrência e optou por encerrar suas atividades.

No entanto, a tecnologia empregada no serviço não deverá sumir por completo. O Pandora já revelou que irá adquirir a propriedade intelectual do Rdio. Conforme comunicado, a aquisição irá custar 75 milhões de dólares para o Pandora.

"Isso vai acelerar o plano da empresa de oferecer aos fãs um maior controle sobre a música que eles amam, fortalecendo a posição do Pandora como a fonte definitiva de música. A empresa espera oferecer uma maior experiência até o final de 2016", diz o comunicado.

"Estou satisfeito que muitos membros da equipe Rdio continuarão a moldar o futuro do streaming de música, aplicando nossa tradição de excelente design e engenharia inovadora em um palco ainda maior com o Pandora", diz ainda.

Para o Pandora, a aquisição pode ter resultados positivos, já que, por enquanto, o serviço só está presente nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. O Rdio, por sua vez, funciona em mais de 80 países.