A recém lançada versão do Popcorn Time para web acabou sendo tirada do ar nesta quarta-feira (21). O serviço de streaming de vídeos Popcorn Time, foi desenvolvido por um jovem de apenas 15 anos para que pudesse assistir filmes e séries através do seu navegador. Porém, Milan Kragujevic, após receber uma notificação da MPAA, associação que representa os interesses dos estúdios de Hollywood, solicitando que o serviço fosse encerrado, decidiu acatar a ordem.

Além disso, o grupo também procurou o fornecedor do domínio e o provedor contratados pele desenvolvedor. O jovem sérvio tentou trocar o endereço do site, porém, a tentativa não funcionou, fazendo com que o endereço foi desabilitado.

"Eu me distanciarei de qualquer desenvolvimento futuro do Browser Popcorn", afirmou seu criador.

O jovem disse que não tinha a intenção de entrar em nenhuma batalha pela pirataria, mas sim um experimento com a tecnologia de streaming.

Kragujevic, planeja agora substituir o Browser Popcorn por um serviço legal de recomendações de filmes, não descartando a possibilidade de abrir o código do site para outros desenvolvedores que queiram continuar o projeto.

O browser Popcorn replicava a infraestrutura original da plataforma, porém, de modo totalmente online. Assim, não era necessário fazer login e ainda era possível acessar quase todo o catálogo do serviço, que podia ser rodado através do próprio navegador. 

 

Fim do Netflix pirata?

Durante o final de semana muitas pessoas relataram dificuldade para acessar o Popcorn Time, porém, não era um problema, mas sim o fim do serviço.

Através do site TorrentFreak, o desenvolvedor do serviço, Wally, anunciou o desligamento dos servidores do serviço. "Eu desativei todos os servidores, não há mais nada que eu possa fazer. Eu deletei todos os registros que pudessem ser prejudiciais a quaisquer outros desenvolvedores", disse.

Ao que tudo indica, este é mesmo o fim do Popcorn Time.

Tudo teve início na última segunda-feira, quando vários desenvolvedores do Popcorn Time abandonaram o projeto por temerem possíveis processos jurídicos. Após isso, o site começou a enfrentar problemas. De acordo com a equipe, "alguém esteve mexendo com a nossa infraestrutura, principalmente com o nosso serviço de DNS, e nós não conseguimos convencer nosso provedor Gandi.net de que nós somos nós mesmos e queremos continuar online". 

O objetivo da equipe era mover o site para um novo domínio, no entanto, a gandi.net não colaborou. Com isso, o site parou de funcionar.

Porém, nem tudo está perdido, uma versão legalizada está por surgir. Chamada de Butter, o serviço será totalmente livre de incômodos.