Estúdios de cinema dos Estados Unidos estão começando a processar os usuários do programa Porcorn Time, serviço de streaming de filmes e séries baseados em torrent. A produtora Millennium Films, que é responsável pela franquia "Os Mercenários", já acionou judicialmente 16 pessoas que serviam de servidores para arquivos do filme "Survivor".

De acordo com uma empresa associada à Millennium Films, que é autora do processo, o rastreamento dos usuários do programa ocorreu através dos endereços de IP. O porta-voz voz do Popcorn Time, disse em nota que "é muito triste ver estúdios indo atrás das pessoas pequenas".

Vale notar que no mês passado, a polícia da Dinamarca prendeu duas pessoas que disponibilizam um site com instruções de como usar o Popcorn Time. Um tribunal europeu, em abril, ordenou que provedores de internet da zona do euro bloqueassem o acesso a páginas que disponibilizam o download da ferramenta.

As autoridades acabam centralizando a busca em sites que oferecem arquivos ou links de download do programa, já que o método de distribuição simultânea por torrente faz com que o Popcorn seja muito difícil de ser desabilitado por completo. Os usuários do serviço, por sua vez, são facilmente descobertos através do rastreamento de endereços de IP.