Um emoji foi eleito como a "palavra do ano" de 2015 pelo Dicionário Oxford. A revelação foi feita na segunda-feira (16) nas redes sociais da editora de dicionários da instituição britânica.

"É isso mesmo - pela primeira vez na história, a Palavra do Ano do Oxford Dictionaries é uma imagem gráfica: 😂, oficialmente chamado de 'carinha com lágrimas de alegria' , embora você pode conhecê-lo por outros nomes. Havia outros fortes concorrentes de uma variedade de campos, descrito abaixo, mas 😂 foi escolhida como a 'palavra' que melhor refletiu o ethos, humor e preocupações de 2015", afirmou o dicionário em comunicado.

De acordo com a universidade, esta é a primeira vez que a palavra do ano não se trata de uma palavra propriamente dita. Desta vez, uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou uma frase foi a grande selecionada. A imagem vencedora simboliza um "um rosto com lágrimas de alegria".

A cada ano, a editora elege uma palavra, que, durante o período, teve grande participação. As palavras candidatas ao prêmio são avaliadas por um júri, que conforme a seleção seleciona o termo vencedor baseado no "potencial duradouro" e também na "significância cultural".

O dicionário explica ainda que uma empresa de negócios em tecnologia móvel foi contratada para registrar a frequência do uso de emojis no mundo todo durante o ano. Conforme o levantamento, o "rosto com lágrimas de alegria", representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos. Em relação ao ano anterior, a frequência de uso desse emoji também registrou aumentou.

"Embora tenha sido encontrado em inglês desde 1997, o uso mais que triplicou em 2015 sobre o ano passado", segundo a editora.

A imagem era finalista ao lado de oito palavras e termos, incluindo "refugiado", "dark web", "economia compartilhada" e "they" (no contexto neutro, para representar pessoas trans).