De acordo com uma publicação no blog da Oxford University Press, o formato GIF (Graphics Interchange Format), foi promovido a verbo e eleito como "palavra do Ano de 2012 nos Estados Unidos". No Dicionário Oxford, o termo é definido da seguinte forma: "GIF: verbo para criar um arquivo GIF (uma imagem ou sequência de vídeo especialmente relacionada um evento):Ele GIFou os destaques do debate".

Veja também: Formato gif completa 25 anos

Em junho deste ano os arquivos do formato GIF completaram 25 anos de existência e ganharam grande popularidade na internet por permitirem que imagens animadas sejam reproduzidas.

Conforme a descrição do dicionário, a transformação do termo em verbo se dá pelo processo conhecido como conversão linguística. Os verbos são, muitas vezes, criados a partir de substantivos desta forma em inglês, que vão desde palavras veneráveis, como cobrir (‘to blanket’, em inglês) (...) a outros neologismos tecnológicos recentes como ao Google e para o Photoshop", explica o Oxford.

Outros termos também fazem parte do dicionário Oxford selecionadas como palavras do ano, como é o caso de "eurogeddon", que é a junção das palavras ‘euro’ e ‘armageddon’, ao qual designa a crise econômica na Europa; "supertempestade", em especial a tempestade Sandy; "nomophobia", palavra designada às pessoas que que não conseguem ficar longe de seus celulçares, entre outras.