A empresa britânica Inteligent Enviromnments acaba de anunciar uma alternativa emoji ao código de quatro dígitos numéricos, que atualmente são usados para acessar sistemas de bancos pela internet ou na própria agência.

A companhia britânica acredita que seu serviço de "emoji passcode" é mais seguro, pois ele contém mais combinações entre os 44 emojis existentes do que apenas 10 números (0 a 9) e de acordo com a empresa, vários bancos já se mostraram interessados na ideia. Para a Inteligent Enviromnments, desta maneira passará a existir 480 vezes mais permutações do que o uso atual das senhas digitais, além claro, de evitar que hackers consigam obter as combinações através de dados pessoais, bem como datas de aniversários, casamentos e outras.

A ideia foi constituída após a realização de uma pesquisa que apontou que grande parte dos britânicos não consegue se lembrar de suas senhas numéricas; além disso, a nova maneira de acesso à essas contas também foi pensada em jovens entre 15 a 25 anos. O diretor da empresa em questão, David Webber, diz o seguinte: "Por que os serviços bancários não podem ser divertidos e inovadores? Essa ideia é só mais um novo meio de acessar uma rede; nossa pesquisa apontou que 64% dos jovens se comunicam todos os dias usando apenas esses códigos".

Para o especialista em cibersegurança, Alan Woodward, o uso de padrões e imagens já está sendo usada por algumas empresas como alternativa válida para fazer com que seus usuários se lembrem de sequências complexas de letras e números.

Já para a companhia desenvolvedora da ideia, um código "PIN" contem 7.290 combinações únicas de quatro números que não são repetidas, já o uso da nova senha com "emojis", essas combinações passariam para mais de três milhões, sem a possibilidade de se repetirem, logicamente que esses números foram embasados nas 44 figuras hoje existentes.