Não é de hoje que o Google realiza testes com os seus carros autônomos. Porém, como novidade, um veículo da companhia acabou sendo parado por um policial por estar abaixo da velocidade permitida da via.

No entanto, durante a abordagem, o policial deve ter tido uma grande surpresa, já que, ao chegar ao carro, não encontrou nenhum motorista. Deve ter sido uma cena inusitada, imagino.

Tudo isso aconteceu na cidade de Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos. O carrinho do Google estava rodando para testes quando foi parado por um oficial por estar a 24 milhas por horas, isto é, a 38,6 Km/h. Vale notar que no local é permitido 35 milhas por horas, o equivalente a 56,3 Km/h.

Apesar da inexistência de um motorista, o assento do banco traseiro estava ocupado, já que pela lei da Califórnia é obrigatório que haja uma pessoa dentro do carro autônomo para a realização dos testes.

Na abordagem, o policial informou ao "passageiro" sobre a legislação local, que não permite que veículos lentos atrapalhem o andamento do tráfego. No entanto, os veículos do Google só rodam em velocidades máximas de 25 milhas por hora, ou 40,4 Km/h, por motivos de segurança.

Vale ressaltar que em outra legislação local, exige que veículos autônomos não ultrapassem 25 milhas por hora e também não circulem em vias com velocidade acima das 35 milhas por hora.

Isso quer dizer que, o carro do Google não pode ser multado, já que não cometeu qualquer infração. Na conta oficial do projeto do carro autônomo, o Google afirma que o seu carro nunca foi multado nas mais de 1,2 milhão de milhas percorridas em testes, e que a velocidade escolhida para os testes tem como propósito, além da segurança, fazer com que os seus passageiros se sintam confortáveis.