Google Maps vai funcionar normalmente no modo offline

Nova versão do Google Maps permite que usuários se guiem mesmo sem internet.

Por | @RafaelaPozzebon Smartphones

Nesta terça-feira (10), o Google lança uma nova funcionalidade para o Google Maps para smartphones Android. Com isso, os usuários poderão baixar mapas e podem ser guiados sem o uso da internet.

Na primeira versão, apenas a navegação para carros ganhará suporte offline, o que inclui rotas para transporte público, de bicicleta e a também a pé.

Leia também:

"Sem conexão, você poderá navegar pelo mapa, dar zoom, solicitar rotas e navegação curva a curva para carros. É quase como uma volta ao passado, é aquele seu primeiro GPS que não tinha internet", afirmou Marcus Leal, gerente de Google Maps para a América Latina, durante um evento para jornalistas realizado na sede da empresa, em São Paulo. "Agora, você pode queimar o seu guia de ruas", disse o executivo.

Além disso, os usuários poderão pesquisar estabelecimentos, como um bar ou restaurante, e ainda ver as notas dadas pelos outros internautas. Tudo isso sem o uso da internet. Apenas informações sobre o trânsito em tempo real que não serão exibidas.

Com isso, quando o usuário estiver em um local com sinal de internet móvel ruim ou mesmo com um túnel muito longo, o aplicativo irá acessar as informações guardadas no smartphone, e assim sem a necessidade de uso de uma internet fraca.

Google Maps vai funcionar normalmente no modo offline

"Se você estiver no estacionamento do shopping, no subsolo, o Maps vai usar os dados locais para navegar", declarou Leal, explicando um possível cenário de uso.

A nova versão do aplicativo, a 9.17, começará a chegar aos usuários ainda nesta terça, e até o dia 17 deste mês deverá estar presente para todos usuários Android. Para iOS, a novidade também chegará, porém, o Google não informou a data.

Como usar?

Para que seja possível navegar sem internet móvel é necessário realizar previamente o download dos mapas da região para qual o usuário pretende ir. Para fazer o download basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima do aplicativo. Após é preciso delimitar a área do mapa para iniciar o download. Nesta fase, o recomendado é que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

O mapa baixado terá duração de 30 dias no smartphone do usuário, após o período é necessário fazer uma renovação. 

Mais sobre: google, maps, internet
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários