Oficina da Net Logo

Microsoft revela ferramenta capaz de identificar emoções em fotos

Ferramenta da Microsoft poerá ser usada para detectar reação das pessoas ao encontrar algum produto, explica executivo da companhia.

Por | @oficinadanet Tecnologia

O novo software da Microsoft, que está ligado ao chamado Project Oxford, promete identificar as emoções das pessoas em fotos. Ele está disponível online e qualquer pessoa pode testar a novidade. O reconhecimento é realizado através de conceitos básicos de expressões faciais.

Os usuários podem usar a ferramenta tanto com o link da imagem na internet, bem como enviando uma imagem diretamente do computador. O software é capaz de identificar oito estados emocionais: raiva, desprezo, medo, nojo, felicidade, tristeza, surpresa e neutro.

Microsoft revela ferramenta capaz de identificar emoções em fotos

Leia também:

Cada uma das expressões apresenta variações que ficam claras em vários pontos do rosto. Tais mudanças são identificadas e em seguida, usadas para revelar o que o usuário está sentindo.

“Os desenvolvedores podem criar sistemas que podem ser usados em campanhas de marketing para ver como as pessoas se sentem, ou usá-los em aplicativos de mensagens, e diversos outros tipos de uso, como agrupar coleções de fotos baseando-se nos rostos ou para entretenimento”, diz a Microsoft.

Microsoft revela ferramenta capaz de identificar emoções em fotos

Para quem ficou curioso e quer testar a ferramenta é bastante simples. Primeiramente é necessário acessar o site e selecionar uma foto do computador ou mesmo colocar a URL no espaço que está localizado abaixo da janela onde a imagem aparece. Após carregar a imagem é necessário passar o cursor do mouse sobre a foto e ver o que a imagem reflete sobre cada sentimento.

Bom, muita gente deve estar se perguntando qual a real funcionalidade do software para as pessoas. De acordo com Ryan Galgon, gerente sênior de programa da companhia, os desenvolvedores podem usar a ferramenta para criar sistemas que analisam a reação das pessoas ao analisar os produtos de uma loja, por exemplo. Se esse for o caso, muitas outras questões virão à tona, como ética, privacidade, etc. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma sugestão.

Microsoft revela ferramenta capaz de identificar emoções em fotos
Para a Microsoft, sad Keanu não está tão triste assim.

COMPARTILHE
Comentários
Carregar comentários