O novo software da Microsoft, que está ligado ao chamado Project Oxford, promete identificar as emoções das pessoas em fotos. Ele está disponível online e qualquer pessoa pode testar a novidade. O reconhecimento é realizado através de conceitos básicos de expressões faciais.

Os usuários podem usar a ferramenta tanto com o link da imagem na internet, bem como enviando uma imagem diretamente do computador. O software é capaz de identificar oito estados emocionais: raiva, desprezo, medo, nojo, felicidade, tristeza, surpresa e neutro.

Cada uma das expressões apresenta variações que ficam claras em vários pontos do rosto. Tais mudanças são identificadas e em seguida, usadas para revelar o que o usuário está sentindo.

"Os desenvolvedores podem criar sistemas que podem ser usados em campanhas de marketing para ver como as pessoas se sentem, ou usá-los em aplicativos de mensagens, e diversos outros tipos de uso, como agrupar coleções de fotos baseando-se nos rostos ou para entretenimento", diz a Microsoft.

Para quem ficou curioso e quer testar a ferramenta é bastante simples. Primeiramente é necessário acessar o site e selecionar uma foto do computador ou mesmo colocar a URL no espaço que está localizado abaixo da janela onde a imagem aparece. Após carregar a imagem é necessário passar o cursor do mouse sobre a foto e ver o que a imagem reflete sobre cada sentimento.

Bom, muita gente deve estar se perguntando qual a real funcionalidade do software para as pessoas. De acordo com Ryan Galgon, gerente sênior de programa da companhia, os desenvolvedores podem usar a ferramenta para criar sistemas que analisam a reação das pessoas ao analisar os produtos de uma loja, por exemplo. Se esse for o caso, muitas outras questões virão à tona, como ética, privacidade, etc. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma sugestão.


Para a Microsoft, sad Keanu não está tão triste assim.