Os smartphones guardam muitos segredos em seus smartphones. Prova disso são os inúmeros vazamentos de informações, fotos e vídeos vazados na web. Mesmo cientes dos riscos, uma pesquisa da Kaspersky revelou que 32% dos brasileiros guardam vários dados confidenciais em seus aparelhos, estes, que não podem ser vistos por mais ninguém.

Neste caso está sendo tratado apenas de fotos, vídeos íntimos e troca de mensagens confidenciais. Se o assunto se expandisse para senhas, contatos ou mesmo arquivos confidenciais, o número subiria para 89%.

Apesar da consciência do risco que estão correndo, muitos usuários fazem pouco ou nada para se precaverem. Conforme a pesquisa, apenas 30% dos brasileiros mudam o seu comportamento quando estão acessando rede Wi-Fi públicas. Outros 25% não usam qualquer recurso de segurança em seus smartphones, como sistema de bloqueio remoto ou mesmo a função de localização, que permite que o aparelho seja encontrado em caso de perda.

Por essa falta de cuidado, 25% das pessoas que tiveram seus smartphones perdidos ou roubados viram as suas informações pessoais divulgadas na rede. O uso dos celulares em qualquer lugar também é o mais indicado, já que, em caso de algum ataque hacker, com invasão, os riscos de algum constrangimento é ainda maior. 68% dos usuários dizem que levam os seus aparelhos para a cama, e outros 40% afirmam que o levam para o banheiro, por exemplo.

A Kaspersky alerta que, atualmente, o fator segurança não é opcional, e sim uma necessidade. A empresa da algumas dicas para proteção: escolher senhas complexas para o dispositivo, restringir o uso da internet em redes públicas, e ainda avaliar a necessidade da permanência de certos dados na memória dos aparelhos. 

Também sempre é indicado o uso de um antivírus, bem como manter a atenção no download de aplicativos, que devem ser feitos apenas em locais seguros e em redes protegidas.