O Google revelou uma nova tecnologia para publicar páginas na web mobile, incluindo publicações de noticias, deixando que o conteúdo seja carregado de forma mais rápida  em smartphones e tablets. Chamada de Accelerate Mobile Pages (AMP), a plataforma consiste um projeto de código aberto em que empresas como Twitter, Linkedln e Pinterest já se inscreveram como parceiras.

Uma página na web demora cerca de 8 segundos para carregar, porém, com o AMP, o tempo pode ser reduzido consideravelmente, em alguns casos o conteúdo pode ser aberto de forma instantânea. O objetivo da tecnologia é manter os usuários mais tempo lendo um conteúdo.

O Google define a empreitada como "a criação de páginas na web mais amigáveis para dispositivos móveis". A ideia é que seja criado um padrão universal que permita que páginas possam abrir em smartphone de forma instantânea.

De acordo com o Google, pesquisas mostram que 30% dos usuários acabam abandonando um site se a página levar mais de seis segundos para carregar no smartphone. O projeto AMP pretende fazer com que esse tempo caia em, ao menos, 80%.

Para o sucesso da tecnologia, o Google está trabalhando com vários parceiros de mídia, incluindo o Telegraph e o The New York Times.

"Velocidade sempre foi uma pedra angular do Google Search e estamos entusiasmados de trabalhar ao lado de outros na indústria de tecnologia e editores de todo o mundo para trazer o AMP ao mercado", disse Dave Besbris, vice-presidente de engenharia, Google Search.

A novidade deverá ser lançada no início do próximo ano. Para quem quiser testar o serviço basta acessar o link g.co/ampdemo em navegadores móveis. Ao procurar por "Telegraph", por exemplo, os usuários terão a disposição um carrossel de notícias, que podem ser clicadas e alternando entre as notícias.