Após cinco anos de disputas judiciais, chegou ao fim a batalha de patentes entre Google e Microsoft. Com isso, as empresas deram fim a cerca de 20 processos judiciais nos Estados Unidos e Alemanha.

Desde 2010, as gigantes de tecnologia brigam sobre royalties relacionados à tecnologia encontrada nos consoles Xbox e também em smartphones da Motorola Mobility, que na época pertencia ao Google. No ano passado, a Motorola foi vendida para a Lenovo. Porém, várias patentes ainda ficaram pra o Google, e a guerra entre as duas empresas parecia não ter fim.

Os termos financeiros do acordo não foram revelados, porém, ambas empresas se comprometeram a fortalecer a defesa da propriedade intelectual.

"Microsoft e Google têm o prazer de anunciar um acordo sobre questões de patentes. Como parte do acordo, as empresas vão encerrar todos os litígios pendentes de violação de patente entre eles, incluindo casos relacionados com a Motorola Mobility", diz um comunicado conjunto das duas empresas.

"Separadamente, Google e Microsoft concordaram em colaborar em certas questões de patentes e antecipar a trabalhar em conjunto em outras áreas no futuro para beneficiar os clientes."

A briga teve início quando a Microsoft afirmou que o Android infringia algumas de suas patentes, assim, royalties começaram a se cobrados a partir de 2010 para todos os dispositivos fabricados com o sistema do Google. Desde então, uma disputa acirrada entre as duas gigantes permaneceu até então.

Porém, somente agora, Google e Microsoft resolveram selar a paz, e seja qual tenha sido o acordo feito, as disputas entre elas terminaram.