O Google irá levar o seu Projeto Lonn para a Indonésia. No país, apenas um quinto da população está online, com isso, os balões que funcionam como torres, poderão colaborar com a população para o acesso à internet.

A iniciativa foi anunciada pelo Google na última quarta-feira (28). O projeto Loon, como bem sabemos, tem como propósito permitir o acesso a serviços online em regiões remotas, oferecendo transmissão de sinais de internet de alta velocidade a partir de grupos de balões que sobrevoam a Terra a cerca de 18 mil metros de altura.

Agora, após a realização de testes na Nova Zelândia e na Austrália, bem como em algumas áreas de difícil acesso do Brasil e da Califórnia, o próximo país a receber o Projeto Lonn é a Indonésia. De acordo com a agência americana de inteligência, somente 42 milhões de pessoas, de uma população de 250 milhões, conta com acesso à internet no país asiático.

Vale notar que o número de aparelhos celulares ultrapassa o da população na Indonésia, com 319 milhões de celulares. Porém, a grande maioria não se conecta à rede. Os motivos: dificuldade para arcar com os custos ou mesmo por habitarem locais remotos, onde não há qualquer acesso à internet.

O Google pretende lançar vários balões sincronizados, que irão atuar como torres no céu. Eles poderão, inclusive, serem vistos a olho nu.

O Projeto Loon vem sendo desenvolvido há dois anos. Ele é financiado com o faturamento do Google com a publicidade digital.

Por enquanto, o uso de balões ainda está na fase de testes e não há previsão de quando o Google irá fornecer o serviço para outros setores.