O Facebook anunciou através do seu blog que está atualizando o seu recurso de pesquisa para que os usuários tenham a disposição cerca de 2 trilhões de itens indexados, que foram colocados em público sobre qualquer assunto. Com isso, ficará mais fácil encontrar informações em tempo real os assuntos mais relevantes.

A novidade fará com que a qualidade das pesquisas melhore consideravelmente. Um exemplo, caso um usuário realize uma pesquisa sobre um determinado país, ele não verá mais uma lista de grupos sugeridos, páginas ou eventos. Ele será direcionado para um feed personalizado, que fará uma curadoria de conteúdo mais relevante. Além disso, o Facebook fará sugestões para complementar a pesquisa.

 

Google e também o Twitter serão afetados diretamente com as mudanças do Facebook, já que o objetivo da rede social é fazer com que os usuários permaneçam ainda mais tempo no site. Assim, caso os utilizadores do Facebook conseguirem encontrar informações na busca dentro do site, não terão necessidade de recorrer aos demais, como o Google.

"Uma vez que nós indexamos as conversações do mundo inteiro, nós podemos apontar assuntos que estão se tornando tendências, coisas que estão bombando, que estão acontecendo exatamente agora", declarou o gerente de produto para buscas do Facebook, Rousseau Kazi. "A ideia aqui é que se você pode agrupar esses pedaços de conteúdo de determinadas maneiras, ficará muito fácil visualizar a história completa", concluiu Kazi.

O Twitter, por sua vez,  lançou recentemente o "Moments", que tem como propósito exibir aos usuários os tuítes mais importantes e ainda informações sobre eventos de interesse jornalístico em tempo real.

Para Kazi, "nós estamos deixando super fácil para se obter a perspectiva de todo mundo em um único lugar sobre um tópico em que você está interessado".

Inicialmente, o novo sistema de buscas do Facebook está disponível apenas para usuários que contam com o inglês como língua primária. Porém, no decorrer do tempo, a funcionalidade será estendida para os demais idiomas.