O Google, com a finalidade de atrair novos clientes, está oferecendo testes com usuários e também companhias selecionadas, com isso é possível fazer assinaturas gratuitas da suíte App for Work pelo tempo de duração dos contratos que os usuários possuem com as concorrentes do setor.

Os clientes terão acesso a aplicativos como Gmail, Docs, Drive, Calendar e outros. Além disso, os novos usuários contarão com suporte de um time de consultores voltados especificadamente para a transferência de trabalhos do sistema da concorrência de trabalhos do sistema da concorrência para o do Google, bem como treinamentos online para funcionários.

A negociação está acontecendo de forma discreta, e conforme as fontes, o próprio Google selecionará quem poderá fazer parte da oferta. Ainda não se sabe se os selecionados receberão alguma oferta especial caso escolham a gigante como o fornecedor de aplicações no final dos testes.

A atitude pode ser bastante agressiva, porém, para a Microsoft, por exemplo, a iniciativa não parece estar causando qualquer impacto. Um porta-voz da empresa disse à Reuters que a oferta deve causar pouco impacto material sobre as receitas da empresa, que trabalha um serviço semelhante através do Office 365.

A companhia ainda citou o crescimento de 74% na sua base de usuários em 2015. Este seria um dos motivos do Google estar realizando tal promoção. A Microsoft acredita que a empresa está observando a sua participação de mercado na medida em que a concorrente adquire 50 mil novos contratos todo o mês.

Uma assinatura do Office 365 Commercial pode custar entre US$ 5 e US$ 12,50 para cada usuário, tudo de acordo com as funcionalidades e espaço de armazenamento disponível. Já no Apps for Work, o valor varia de US$ 5 a US$ 10, dependendo da quantidade de serviços.