De acordo com um relatório trimestral da AVG Technologies, o aplicativo para Android Snapchat é o que mais prejudica a performance de uma smartphone. O aplicativo é responsável pela falha em itens como uso inteligente da bateria, consumo de espaço e armazenamento e também o tráfego de dados.

Antes de assumir o primeiro lugar do ranking, o Facebook e o Spotify apareciam nos primeiros lugares. Os itens que mais comprometem a performance de uma dispositivo que possui o Snapchat instalado é o uso simultâneo da câmera, internet (Wi-Fi, 3G ou 4G) e ainda GPS.

"Apesar de suas fotos e vídeos serem instantâneos, os efeitos do Snapchat nos smartphones são bem permanentes", de acordo com a AVG.

O relatório ainda aponta mais aplicativos que podem prejudicar a experiência do usuário no smartphone. O Tumblr, por exemplo, gasta muitos dados de internet móvel. Ele pode consumir mais do que o Netflix e o Spotify juntos. A plataforma é usada para compartilhar fotos, textos e GIFs animados.

Os smartphones da Samsung também sofrem com um problema de gasto excessivo de energia em razão do "aparentemente inocente", de acordo com a AVG, com.sec.android.fwupgrade. Tal serviço é responsável pelas atualizações que a Samsung manda para os seus aparelhos Android quando estão conectados a uma rede Wi-Fi.

Já o navegador Google Chrome pode ser outro problema para quem possui um smartphone com pouco espaço de armazenamento. Ele acumula muitos dados de navegação e acaba gastando muito mais do que deveria, segundo a AVG.

O Facebook ainda está presente na lista, com o seu Gerenciador de Páginas. De acordo com a AVG, o aplicativo guarda muitos dados em um smartphone.

Os dados do levantamento da AVG foram coletados de forma anônima de mais de 1 milhão de smartphones com o sistema Android.

O Objetivo da AVG, através de seu relatório, é conscientizar os usuários sobre os aplicativos que contam em seus smartphones e com isso, que possam gerenciá-los de forma mais coerente.

Veja a lista dos aplicativos que mais comprometem a performance de um smartphone:

  1. Snapchat;
  2. Amazon Shopping UK;
  3. Spotify;
  4. Line;
  5. Samsung WatchON;
  6. Netflix;
  7. Clean Master;
  8. Amazon Kindle;
  9. AmazonShopping (Global);
  10. BBC News.