As senhas, como bem sabemos, nos protegem do acesso indevido a várias ferramentas, sendo essencial nos dias de hoje, em que a privacidade na rede é algo primordial. Porém, o Yahoo pretende eliminar as senhas por completo, e inserir um novo método para assegurar a segurança de seus usuários.

A partir desta semana, os usuários do aplicativo Yahoo Mail nos sistemas operacionais iOS e Android contarão com um novo serviço denominado Yahoo Account Key, que utiliza smartphones para verificar identidades em vez das tradicionais senhas.

Assim, quando os usuários se inscreverem no Account Key e tentarem acessar o Yahoo Mail, eles não precisarão mais inserir as suas tradicionais senhas.

Nesse momento, o serviço Account Key irá enviar uma mensagem para o smartphone conectado à conta. Com isso, os usuários podem escolher se esta é uma tentativa válida de entrar na conta ou não, e com isso, a possibilidade de aceitar ou negar o acesso.

Caso o smartphone seja perdido ou roubado, os usuários podem certificar sua identidade por e-mail ou mesmo uma e mensagem de texto enviada para as contas e números alternativos.

O vice-presidente de gestão e produtos Dylan Casey, em uma publicação na página do Yahoo no Tumbler, disse que ai Account Key é mais seguro que as senhas usadas habitualmente já que impede que qualquer pessoa insira os dados para poder acessar uma conta sem verificação fornecida pelo Account Key.