Yahoo! revela e-mail com senha única enviada por SMS

Através da nova função, e-mails ficarão ainda mais seguros.

Por | @RafaelaPozzebon Segurança digital

Nó último domingo (15), o Yahoo! anunciou dois novos recursos de segurança. O primeiro deles já está disponível e trata-se de uma "senha única" enviada por SMS, fazendo com que o usuário não tenha que memorizar uma senha.

Por enquanto, a função de senha única só está disponível para usuários dos Estados Unidos, por enquanto. Diferentemente de outros serviços, o modelo não exige a memorização de senha. Assim, quando o usuário necessitar, o Yahoo! irá enviar uma senha única através de uma mensagem SMS. O Yahoo! nomeou a função de "senha sob demanda".

O outro recurso é criptografia fim a fim (e2e), que foi liberada em forma de código para ser avaliado por especialistas. De acordo com o comunicado da companhia, a intenção é que a função esteja disponível até o final do ano. A criptografia fim a fim atua como proteção antigrampo. Assim, as mensagens ficam armazenadas nos servidores do Yahoo!, porém, estarão cifradas por uma chave conhecida apenas pelo destinatário. Com isso, mesmo que as autoridades consigam obter a mensagem por ordem judicial, decifrá-las é praticamente impossível, já que a chave dificilmente será encontrada.

Leia também:

Tal tecnologia é desenvolvida pelo Yahoo! em parceria com o Google, que trabalha em função semelhante ao Gmail.

"Há um grande espectro de aplicações para a criptografia fim a fim, desde os mais simples (compartilhar informações fiscais com um contador) até as oferecem ameaça à vida (enviar e-mail a partir de um país que não respeita a liberdade de expressão)", escreveu Alex Stamos, diretor-executivo de segurança da informação do Yahoo!.

O Yahoo! liberou o código através do Github. A empresa está oferecendo recompensas em dinheiro para quem encontrar vulnerabilidades no sistema. 

Mais sobre: yahoo, google, senha
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.