A Philips inovou suas lâmpadas Hue, deixando-as compatíveis com o Homekit, da Apple. Assim sendo, através de comandos ditos em voz alta à Siri, as lâmpadas podem ser ativadas. O Hue Bridge 2.0, dispositivo da Philips que conecta as lâmpadas à web, é um dos primeiros a aproveitar o controle de voz para eletrodomésticos, um dos recursos que ganharam destaque no iOS 9, que foi liberado em setembro.

Os comandos da Siri contam com algumas frases específicas, como "Reduzir as luzes da luminária da sala para 25%". Além disso, também será possível ajustar as cores da iluminação em locais diferenciados. Com isso, a configuração desse tipo de produto está mais simples e prática. Por enquanto, as frases de comando só funcionam em inglês.

O HomeKit, plataforma de Internet das Coisas da Apple, poderá ainda integrar as lâmpadas Hue com outros dispositivos inteligentes da casa, como uma fechadura smart. Assim, ao destrancar a fechadura as luzes poderão ser acionadas automaticamente.

"A iluminação é o aspecto mais acessível da casa conectada. Ao integrar Philips Hue com a Apple HomeKit, estamos expandindo a experiência da iluminação além do era possível anteriormente, proporcionando uma interoperabilidade contínua com outros dispositivos domésticos conectados", diz o diretor-executivo da Philips, Eric Rondolat.

O Hue Bridge 2.0 será comercializado nos Estados Unidos a partir desta terça-feira (6) por US$ 60. As pessoas que já possuem o modelo antigo do Hue Bridge, sem compatibilidade com a Siri, recebem desconto na compra do novo modelo. Para o Brasil, ainda não há previsão de chegada.