Na quarta-feira (30), a Apple liberou uma atualização para seus smartphones e tablets, e com isso, corrigir uma falha grave de segurança que foi descoberta na semana passada. Através da brecha era possível acessar todo o conteúdo do aparelho sem mesmo ter a senha de desbloqueio do aparelho.

De acordo com o relatório da Maçã, o update 9.0.2 "restringe as opções oferecidas em um dispositivo bloqueado". A falha em questão usa o travamento da tela, possibilita cinco tentativas para que o usuário coloque a senha correta, juntamente com o funcionamento da assistente de voz Siri.

Assim, caso uma pessoa ativasse a Siri fazendo uma simples pergunta como "Que horas são?", era possível acessar o relógio do dispositivo. A partir daí também torna-se viável acessar o aplicativo de mensagens de lá, e com isso visualizar todos os contatos do aparelhos, bem com como o restante do conteúdo armazenado no smartphone ou tablet.

Vale notar que este não é o primeiro problema envolvendo a assistente de voz Siri e o bloqueio de tela do iOS. Já no iPhone 4S, um bug semelhante foi descoberto logo após o lançamento da Siri. Em 2013, com a chegada do iOS 7, o problema também se repetiu. Porém, em todos os problemas, uma atualização resolveu a brecha.

De acordo com a empresa, a atualização foi necessária para correções de erros bem como oferecer melhorias:

  • Corrige um problema com ajuste de ligar ou desligar o uso de dados celulares por aplicativos.
  • Soluciona um problema que impedia a ativação do iMessage para alguns usuários.
  • Soluciona um problema que podia fazer com que o Backup do iCloud fosse interrompido após iniciar um backup manual.
  • Corrige um problema que podia fazer com que a tela girasse incorretamente ao receber notificações.
  • Melhora a estabilidade dos Podcasts.