No próximo ano, o Japão pretende iniciar os testes de taxis sem motoristas. Ao todo, 50 pessoas participarão dos testes. Os carros são da Robot Taxi, uma joint venture das empresas DeNA Co. (empresa de Internet móvel) e ZMP, Inc. (empresa de tecnologia veicular).

As viagens, incialmente, serão curtas, de apenas 3 quilômetros de distância. Os veículos transportarão os passageiros por grandes avenidas, porém, para que não haja qualquer imprevisto, membros da equipe de testes estarão presentes nos carros.

Os carros autônomos contarão com uma aparelhagem de ponta para que o transporte de passageiros seja o mais seguro possível. A travessia irá ocorrer por meio de um software capaz de analisar as informações de GPS, e ainda um conjunto de câmeras e um radar de ondas milimétricas.

Os testes irão acontecer em Kanagawa e foram revelados na última quinta-feira (1) durante uma cerimônia realizada pela Robot Taxi em Yokohama. A iniciativa é apenas o início para o lançamento de um serviço de taxis autônomos em 2020.

O Wall Street Journal diz que a iniciativa faz parte de um esforço do governo do Japão para promover a inovação e os negócios das startups locais. Vale lembrar que várias empresas já estão na corrida por carros autônomos, como Audi, Mercedez-Benz, Ford e Tesla. Porém, até então, o Google é a empresa que mais tem demonstrado a sua tecnologia.

O Google possui um veículo que já percorreu mais de 1 milhão de milhas nas ruas dos Estados Unidos em testes realizados.

A Robot Taxi divulgou um vídeo demonstrativo de como os seus taxis autônomos irão funcionar. Confira: