Recentemente a Asus balançou o mercado nacional com tantas apostas e lançamentos, apostando tudo nos consumidores brasileiro. Os dois principais aparelhos desta nova família de smartphones já foram testados por nós aqui no Oficina: o Zenfone 2 e o Zenfone Selfie.

Gostou dos textos? Gostou dos aparelhos? Quer trocar de celular, mas ficou na dúvida entre qual dos 2? Então confira agora nosso comparativo e escolha qual a melhor opção para você.

Design

Como você pode ver nas fotos e vídeos que postamos aqui no Oficina, os 2 aparelhos são bastante semelhantes. A principal característica dos novos lançamentos da ASUS em questão de design agora são os botões que foram parar na traseira (volume) e na parte superior (power). A traseira do Selfie também conta com o poderoso Laser Focus, que veremos mais a frente para que serve.

Falando das dimensões, o Selfie é um pouco maior, apenas 4 milímetros, e no restante, espessura, largura e peso iguaizinhos. Esta altura maior se deve à câmera frontal do Selfie que - justamente pelo nome - sabemos que é de qualidade. Por ser mais potente e maior, o aparelho precisou ser "espichado" para conter o hardware de fotos, mas falaremos mais à frente sobre isso.

Tela

Esse tamanho no corpo do aparelho não se reflete em tamanho de tela. São 5.5 polegadas e tecnologia IPS. Ela mostra 1920 x 1080 pixels e - obviamente - ambos os aparelhos alcançam uma taxa de 403 PPI. Em comum também é o oleophobic coating, um proteção especial que vai dar conta de diminuir aquele aspecto engordurado que costumamos ver nos aparelhos.

O único diferencial nestes displays está no fato de que por ter sido lançado 6 meses depois do Zenfone 2, o Zenfone Selfie possui a última tecnologia em proteção, o Gorilla Glass 4, enquanto o Zen 2 conta com a versão 3, disponível quando do seu lançamento no oriente, em março deste ano.

Hardware

Falando em hardware, não temos como negar que o Zenfone 2 é superior. A versão que testamos aqui no Oficina é o primeiro aparelho a apresentar 4GB de memória RAM combinada a um chip de 64 bits. Já no Selfie temos a mesma arquitetura (embora com um chip mais modesto) e "apenas" 3GB de memória.

No dia a dia o Selfie me deu algumas dores de cabeça. Precisei inclusive desinstalar e reinstalar alguns jogos para que eles funcionassem (confira minha experiência complicada no review em texto e vídeo do Selfie).

Já no Zenfone 2 não tive nenhum problema. Jogos pesados rodando fluídos, alternância entre apps com velocidade, etc. Sim, 4 GB de memória RAM parecem que fizeram muita diferença.

Na bateria pouca diferença. Ambos duraram até 36 horas para perderem totalmente a carga. O que deve ser observado é que o carregador do Zenfone 2 é a versão Speed Booster, aquele carregador que pode ir de 0 a 100% de carga em cerca de 90 minutos. O Selfie possui carregamento convencional e leva cerca de 2:30 horas para completar a carga. E mesmo que você plugue um Speed Booster no Selfie, o carregamento será normal.

[SPEC]15145,15033[/SPEC]

Câmera

Aqui o ponto no qual o Selfie se destaca não só do Zenfone 2, mas de todos os outros aparelhos top do mercado, seja o Samsung S6 Edge, LG G4, Moto Maxx, Xperia Z3+, Galaxy S6, entre tantos outros: a câmera frontal.

São 13 MP na câmera da frente (a maior do mercado), além de um flash Dual Tone (2 lâmpadas para calibrar a cor, principalmente da sua pele) contra 5 MP do Zenfone 2. Além disso a câmera frontal dos novos aparelhos da ASUS conta com outros pontos positivos, como o ângulo da câmera que via permitir uma selfie panorâmica sem o uso do pau de selfie.

Na câmera frontal estamos empatados em 13 MP e flash Dual Tone para os 2 aparelhos. A diferença é que o Selfie possui um sensor a mais (confira a 1ª foto deste post), o foco à laser. Sim, o foco será feito através de um feixe de laser, ou seja, sua foto será focada em cerca de 0.2 segundos. O Zenfone 2 não tem esse foco a laser.

Pra finalizar, se você está com dúvidas ainda, talvez o preço desempate. O Zenfone Selfie está um pouco mais barato. Seu preço sugerido é de R$ 1299 contra R$ 1499, o que a ASUS sugere para o Zenfone 2. Bom, e aí? Se decidiu? Como o preço é bastante  similar, se o seu negócio é tirar fotos com o smartphone sugiro o Selfie, já se você preza por desempenho, sugiro o Zen 2.

Caso tenha ficado alguma questão que necessite de mais aprofundamento, confira nossos reviews completos no site, tanto em texto, como em vídeo e certamente você vai encontrar por lá.

Já testou algum dos aparelhos? Tem um preferido? Conte pra gente aqui nos comentários.