Aí vai uma pergunta difícil: Você prefere ficar sem água, sem luz ou sem smartphone? Para 42% dos internautas brasileiros a resposta é simples, ou seja, preferem ficar sem luz e sem água a não ter um smartphone em mãos. A pesquisa foi realizada pela Expertise, com levantamento feito pela Opinion Box.

O levantamento foi feito com 1.574 acima de 16 anos, de ambos os sexos, e de todas as classes sociais, espalhados por 512 cidades de todas as regiões do país durante o mês de setembro.

O levantamento fez perguntas sobre o uso da internet no smartphone e as maiores causas de ansiedade e nervosismo ocasionado pelo telefone. De acordo com a pesquisa, 70% dos internautas dizem que usam o telefone muito ou mais do que deveriam.

Do total de entrevistados, 45% das pessoas informaram que mantem conexão via web através de Wi-Fi, 3G ou 4G o tempo. 22% disseram que não permanecem conectados toda a hora, e 21% usam a internet apenas no Wi-Fi de casa ou do trabalho.

Dos entrevistados, 6% ainda disseram que usam internet apenas em locais com acesso gratuito, e que pedem a senha em bares e restaurantes. Do total, 5% ainda disseram que permanecem desconectados a maior parte do tempo, ligando a internet somente quando precisam.

No que diz respeito ao fim da bateria do smartphone, 51% dos entrevistados disseram que o fato causa ansiedade e nervosismo, outro fator de estresse também é a falta de Wi-Fi, 3G ou 4G, com 39%.

Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram que não conseguiriam voltar a um telefone básico.

A pesquisa questionou também quantas vezes os internautas verificam seus smartphones ao dia. 38% dos entrevistados disseram que mexem no smartphone várias vezes a cada hora, 18% só pegam seu aparelho para receber chamadas/notificações, 17% olham a tela do celular, em média, a cada hora. 16% ficam o tempo inteiro com ele aberto, e apenas 11% checam o celular poucas vezes ao dia.