Como bem sabemos, o Google é umas das maiores empresas de tecnologia do globo. O que muita gente tem curiosidade em saber é o real tamanho da companhia. No entanto, de acordo com a Wired há uma resposta plausível para isso: cerca de 2 bilhões de linhas de códigos.

A gerente de engenharia do Google, Rachel Potvin, durante uma conferência de engenharia no Vale do Silício, disse que todos os serviços online do Google somam cerca de 2 bilhões de linhas de código. Tudo isso inclui serviços como o Google Maps, Plus, Pay, Photos, Gmail e Drive, porém, não conta com os sistemas operacionais Android e Chrome OS. Confira seis links que provam que o Google sabe tudo sobre você.

Se formos comparar com outras empresas, o Facebook possui 20 milhões e o Windows 50 milhões de linhas de código. Assim sendo, o Google concentra um número significativo maior de linhas que outras empresas.

O total do código é armazenado em um único repositório, que Potvin diz ser o "maior repositório de código do mundo". Ele é gerenciado por um sistema denominado Piper. O código é ainda distribuído por 10 datacenters da empresa e ocupa cerca de 85 terabytes. Além disso, há um sistema de bots que automaticamente gera arquivos de configuração necessários, o que facilita na modificação das 15 milhões de linhas de código semanais.

Porém, para quem pensa que tudo fica armazenado em um único local, está enganado. O código relacionado ao PageRank, por exemplo, que é um conjunto de algoritmos que define quais páginas aparecerão por primeiro nas pesquisas do Google, só pode ser acessado por um número restrito de profissionais.