O Uber, aplicativo polêmico de caronas, disse que até 2016 pode gerar cerca de 30 mil novos empregos no Brasil. Conforme a companhia, a estimativa poderá ser alcançada até outubro do próximo ano. Com isso, deverá também haver ima regulamentação no país para o exercício legal do serviço.

A empresa disse que atualmente já há aproximadamente 5 mil motoristas atuando para a plataforma nas cidades em que a tecnologia já está presente. De acordo com o Uber, os seus trabalhadores têm total flexibilidade para poderem executar funções no dia-a-dia, sem a obrigatoriedade de compromissos com horário ou mesmo patrões.

"Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais essas pessoas trabalham com satisfação, oferecendo um ótimo serviço para os usuários", argumenta a empresa. 

Assim, além de gerar empregos, o serviço irá oferecer aos usuários brasileiros carros  particulares, auxiliando, inclusive, na mobilidade urbana.

"Chegamos neste número projetando as taxas de crescimento da plataforma que observamos no Brasil até agora e balizando esta projeção com dados de mercados em que atuamos há mais tempo, com perfis similares ao das cidades brasileiras, como a Cidade do México, que recentemente criou uma regulação para este mercado", afirma o comunicado oficial da companhia.

Vale notar que o Uber está gerando muitos protestos por parte dos motoristas profissionais, que alegam que a plataforma não é regulamentada, bem como não possui exigências de serviço semelhantes ao dos taxistas.