Na quarta-feira (2), uma declaração da presidente Dilma Rousseff acabou ganhando bastante destaque na mídia. De acordo com ela, o Uber, aplicativo de transporte individual, é uma ferramenta muito complexa já que acaba tirando emprego dos profissionais que trabalham com táxis.

A presidente ainda citou os carros do governo e disse que o Executivo está usando um aplicativo semelhante ao Uber, que permite uma gestão eficiente dos carros oficiais, e assim exige menos veículos. "Um dos exemplos que se cita para explicar, mas não é igual ao Uber."

"É uma polêmica. Eu acho que [o Uber] é complexo porque tira emprego de muitas pessoas. Depende de regulamentação de cada estado porque não é a União que decide isso. Ele tira taxista do emprego. Acho que tem que ter posição ponderada.", afirmou Dilma em uma entrevista concedida após uma cerimônia no Palácio do Planalto.

A presidente ainda disse que o Uber é "uma polêmica" e que é preciso ter "posição ponderada". . "A tecnologia sempre produziu isso no mundo. Meu avô era seleiro, você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim", disse a presidente sobre o impacto da tecnologia no mundo.

Esta é a primeira vez que a presidente Dilma Rousseff faz uma declaração sobre o aplicativo Uber. Vale notar que os taxistas são contrários ao Uber, inclusive, causando vários protestos por parte do setor. De acordo com os taxistas, a concorrência com o Uber é desleal, e ainda criticam o fato de que os motoristas do Uber não serem obrigados a passar pelo processo de obtenção de alvará, e ainda ter que seguirem as regras e taxas impostas para os taxistas.

Por outro lado, os usuários do Uber defendem que o serviço oferece, em muitos casos, valor mais baixo que os taxis, e ainda um melhor transporte.