Depois do Tim Cook apresentar o novo Apple Watch 2, foi a vez de introduzir um dos mais aguardados do dia: O Apple iPad Pro, como já tínhamos adiantado hoje pela manhã.

O iPad PRO é o maior e mais potente iPad já desenvolvido pela Apple. Ele mede 12’9 polegadas e alcança uma resolução de 2732 x 2048 - pouco mais que 4K - com uma resolução de 5.6 milhões de pixels. E se você já está preocupado com um possível gasto monstruoso de energia por conta do desempenho da tela, calma. O CEO nos contou que este gadget possui taxa de atualização variável, ou seja, ele se adapta ao que você está vendo ou exigindo do hardware, e com isso, reduz o consumo. E por falar em consumo, Cook nos disse que a autonomia do iPad PRO é de 10 horas. Tá bom, né?

No campo do processamento, esse tablet conta com o novo A9X, a 3ª geração de chips de 64 bits da Apple que entrega uma performance de até 1.8x superior a um computador doméstico. Além disso, com ele o iPad PRO mostra-se superior a 80% dos computadores portáteis lançados nos últimos 12 meses. A tradicional câmera iSight agora possui 8 MP e faz fotos mais lindas do que nunca. Outros recursos bem bacanas que também foram comentados, incluem a identificação via impressão digital.

John Ive e sua equipe também trabalharam para colocar tudo isso em perfeita sintonia com o design e apresentabilidade do aparelho. Ele foi concebido com um corpo de apenas 6.9 mm de espessura e quando deitado possui o mesmo tamanho de tela do iPad anterior. Outro ponto positivo pro pessoal do design foi a colocação de 4 saídas de áudio, uma em cada extremidade, garantindo que você não vai conseguir abafar o som enquanto estiver jogando ou assistindo filmes e segurando o tablet com a mão. Ahh, e isso tudo pesa cerca de 721 gramas. Quanto às cores, teremos 3: Prata, preta e dourada.

Mas se você não quer ficar segurando com a mão o iPad, a Apple apresentou a nova Smart Cover. O mais bacana dessa capa é que ela possui um teclado integrado para você acoplar tablet e cover e sair digitando, tal qual no notebook. Outro ponto que interessa muito a quem vai fazer uso constante da capa inteligente é que ela possui sensores em sua base, bem onde o iPad PRO encosta.

Da mesma forma, o iPad possui tais sensores em sua lateral, o chamado Smart Connector, que irá facilitar a conexão. Pelo que vimos será necessário que você apenas encoste as 2 partes para que o tablet assuma o papel de um computador portátil.

Outro lançamento que pegou a todos de surpresa foi a Apple Pencil, caneta desenvolvida especialmente para o iPad PRO e que permitirá a você desenhar e projetar livremente na tela do seu tablet, como uma verdadeira mesa digitalizadora.

A caneta da Apple consegue detectar com precisão sua posição na tela, a força aplicada (recurso 3D Force, presente também nos novos iPhones anunciados) e o ângulo que você está desenhando ou escrevendo. Claro que cada nível de força irá gerar um efeito diferente naquilo que você estiver fazendo. Possibilidades mil.

Mas o que mais surpreendeu o público não foi uma novidade do iPad e sim quando Tim Cook chamou ao palco Kirk Koenigsbauer, o responsável pelo pacote Office da Microsoft. Sim, depois de muitos anos parece que as 2 empresas estão amigas novamente e o iPad agora conta com a melhor suíte de aplicativos de organização pessoal, gerenciamento de planilhas e editor de texto. Dentre os recursos que foram explorados, foi possível ver o Word e o Excel rodando em múltiplas janelas, permitindo uma rápida visualização e edição e dados.

Mas não foi só a Microsoft que firmou parceria com o pessoal da Apple, a Adobe também mostrou do que o PhotoShop para iPad (disponível a partir de outubro) será capaz. Em questão de minutos, Eric Snowden, chefe de design de produtos da Adobe, diagramou com perfeição uma revista. Tudo muito fácil usando os recursos como força do toque e outros.

Alguns outros apps foram demonstrados e surpreenderam, como aquele voltado para estudantes de medicina e médicos, que precisam de uma ajudinha da tecnologia para estudar ou conversar e explicar algo para os pacientes. Com o iPad PRO e tal aplicativo fica muito fácil simular incisões, cortes, ver ossos, músculos, etc.

O que não agradou nem um pouco foram os preços: U$ 799 pelo iPad PRO de 32 GB, U$ 949 pela versão 128GB - ambas apenas wi-fi - e U$ 1079 pela versão top, com 128GB de armazenamento e wi-fi e celular. A Apple Pencil será vendida por U$99 e a Smart Cover por U$ 169. Tudo isso disponível a partir de novembro. Para o iPad não foi divulgada uma lista de países, por causa disso, cremos que será lançamento mundial simultâneo.

E para finalizar, Tim Cook anunciou que os novos valores para as versões anteriores: iPad Mini 2 passou a custar U$ 269, iPad Mini 4 por U$ 399, iPad Air por U$ 399 e iPad Air 2 por U$ 499.

Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento que a Apple lançou em seu canal:

E aí, gostaram do lançamento? Conta pra gente nos comentários.