De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, o Android domina o mercado brasileiro. No entanto, a segunda colocação sofreu uma mudança no quesito sistemas operacionais mais usados no Brasil. De acordo com o relatório, o Windows Phone conquistou o segundo lugar na preferência, com 5,9% do mercado. Em terceiro lugar, agora, o sistema da Apple, o iOS.

O sistema da Apple possui atualmente uma parcela de 3,5% da preferência no país. Vale notar que em setembro de 2014 a porcentagem chegava a 6,1%. Já o Android continua absoluto no mercado, com 89,5% de participação no Brasil.

A Kantar cita que a ascensão do Windows Phone no Brasil está ligada ao baixo desempenho econômico no Brasil, o que também pode afetar o mercado de smartphones em geral. O iPhone, como bem sabemos, possui um valor bastante elevado, e muitos consumidores estão optados por aparelhos mais econômicos.

Analistas da IDC acreditam que as vendas para este trimestre, estão até 12% menores do que as do ano passado.

Stephen Elop, executivo da Microsoft, em abril deste ano, disse que os preços praticados pela empresa ajudaram a companhia expandir o Windows Phone no Brasil.