A Microsoft informou nesta terça-feira, 26 de Maio, uma gama de novidades, entre elas o lançamento já final no próximo mês de um aplicativo para o sistema operacional Android, que permitirá usar a assistente Cortana em dispositivos móveis com os dois sistemas operacionais móveis concorrentes.

Segundo a Microsoft, os usuários que tiverem instalado o Windows 10 em seus computadores poderão integrar os sistemas e assim sincronizar notas, documentos e fotos. Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da companhia destaca o seguinte em relação a essa ideia: "Percebemos que muitas pessoas usam iPhones ou celulares Android e queremos que elas desfrutem da experiência e conteúdo do Windows enquanto estiverem longe de seus PCs".

Em uma postagem no blog do Windows, Belfiore ainda diz que: "Todos os seus arquivos e conteúdos estarão magicamente disponíveis no PC e no telefone", nesta situação, o vice-presidente corporativo da companhia se manifestava em relação ao denominado Phone Companion App, aplicativo este que permite sincronizar os dispositivos e realizar tarefas como a ativação de alarmes, anotações de recados e até mesmo perguntas e visualizações de tarefas.

A assistente Cortana da Microsoft estará disponível como um aplicativo normal na Google Play já a partir do final do mês de junho, chegando também à App Store, no final do ano, funcionando de forma similar ao do Windows Phone.

Para utilizar o app basta o usuário tocar no ícone da Cortana e então efetuar comandos de voz; a Cortana funcionará como se fosse um assistente pessoal padrão do sistema. A Microsoft avisa que algumas funções são exclusivas do Windows Phone, deixando bem claro que algumas delas não estarão presentes nestas versões para o Android e iOS, bem como a função para ativá-la sem o uso das mãos, abrir apps ou alterar configurações do sistema.

Mesmo não tendo todas as funções disponíveis, é possível ver a vontade que a Microsoft tem em levar a sua experiência do Windows 10 para outros sistemas e dispositivos concorrentes.

No vídeo abaixo é possível ver como a assistente Cortana irá funcionar:

Fonte: The Verge