Na última quarta-feira (2º de abril) ocorreu a Microsoft Build 2014, evento anual promovido pela empresa com foco em desenvolvedores, porém, é muito usado para divulgar novidades de produtos da empresa.

E como desta vez não poderia ser diferente, a Microsoft anunciou várias novidades que podemos esperar no decorrer do ano. Uma delas foi o anúncio do Windows Phone 8.1, a nova versão do SO móvel da empresa que chegará a todos os smartphones com Windows Phone 8. A atualização está recheada de novidades e algumas surpresas para quem não acompanhou os rumores em torno desta nova versão do SO.

Mas você deve estar se perguntando: O que há de novo na nova versão do Windows Phone? Pois bem, veja a seguir as principais novidades presente no Windows Phone 8.1.

Cortana

Esta é a maior novidade do sistema. Cortana é o novo assistente pessoal do sistema, e é uma resposta da Microsoft ao Google Now e Siri, da Apple. O aplicativo, com um visual minimalista (representado apenas por uma bolinha na tela), usa dados do Bing e é capaz de gerenciar informações, configurar lembretes, alarmes, realizar buscas e outros recursos usando apenas sua voz. Ao realizar alguma busca são exibidas algumas recomendações e informações de textos que são baseadas em sua localização e horário, com uma personalidade divertida.


Cortana, assistente pessoal do Windows Phone 8.1

Um dos grandes destaques presentes no Cortana é a possibilidade de realizar buscas e usar comandos por voz em aplicativos não nativos do sistema usando uma linguagem bem natural. Por exemplo, se quiser ver alinha do tempo de uma amiga no Facebook, é só dizer "O que está rolando com a Paloma no Facebook?", e o Cortana abrirá o Facebook bem na linha do tempo de sua amiga Paloma.

Apesar de já ter sido apresentado, o aplicativo ainda esta em fase beta. Apenas os Estados Unidos, Reino Unido e China poderão testar as funcionalidades do aplicativo. Apesar de vários rumores, ainda não sabemos se o Cortana estará disponível para o PT-BR (português brasileiro)

Central de Notificações (Action Center)

Os usuários do Windows Phone sempre sentiram falta de uma central de notificações, as Lives Tiles ajudam bastante, mas uma central de notificação faz muita falta. Pois bem, se você clamava por uma agora você terá! A Microsoft adicionou a Action Center ao Windows Phone, que é uma central de notificações e com alguns atalhos simples para algumas funções como ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, brilho, etc.


O usuário poderá escolher quais aplicativos mandem notificações para o Action Center

Personalizações

Agora o usuário tem mais opções de personalizar seu Windows Phone. Com o WP 8.1 é possível adicionar uma foto no fundo dos tiles, fazendo com que cada WP fique mais único ainda.


Como se pode ver na imagem, o wallpaper irá se unir ao fundo das tiles

A tela de bloqueio também recebeu algumas mudanças, os desenvolvedores poderão personalizar mais ela.

Wi-Fi Sense

O Wi-Fi Sense é um recurso do WP que permite o usuário controlar o gasto de bateria que é feita quando o Wi-Fi é usado, limitando o uso de algumas funções e expandindo outras. Com a atualização ele será capaz de se conectar automaticamente à outros dispositivos e até de transferir arquivos automaticamente, sem a necessidade de se conectar ao outro dispositivo toda vez que for transferir um arquivo.

Teclado

Muitas pessoas já consideravam o teclado do Windows Phone ótimo, o melhor do mercado, agora ele está ainda melhor. Além de pequenas melhorias no mesmo, foi adicionado o modo Swype e remodelado para funcionar corretamente no sistema.


Modo Swype presente no WP 8.1

Até mesmo digitar ficou mais fácil no Windows Phone 8.1! No modo Swype, é só deslizar o dedo sobre as letras e a inteligência artificial do aparelho "descobrirá" o que você quer digitar, incluindo emoticons.

Tem mais...

Algumas outras pequenas melhorias também vão chegar na nova versão do SO da Microsoft. Algumas delas estão listadas abaixo, veja:

  • Suporte ao calendário Google (além dos já existentes);
  • Novo modo de câmera chamado de Burst, que detecta e exclui automaticamente qualquer "explosão" na foto (de brilho, de saturação, de ISO);
  • Novo app de Podcast que é alimentado pelo Bing e ficou cheio de novos recursos;
  • Novo Internet Explorer 11;
  • O IE 11 poderá salvar suas senhas;
  • Suporte a e-mails criptografados e assinados;
  • O botão "Voltar" não mais fecha os apps, ele apenas os coloca em um segundo plano em modo de suspensão;
  • Controle de volumes independentes para ringtones, notificações e mídias;
  • Função Quiet Hours - função desativa notificações por um determinado tempo (escolhido pelo usuário);
  • Possibilidade de usar os botões diretamente na tela;
  • Nova combinação de botões para tirar screen shots. Agora são: Power + Volume para cima.

O Windows Phone 8.1 chegará a todos os aparelhos que já contem com o Windows Phone 8, e sua distribuição deve se iniciar no final de abril ou no início de maio. Desenvolvedores poderão por as mãos no sistema no dia 17 de abril.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário!