Uma das prioridades dos usuários de smartphones é justamente a segurança. Pensando nisso, a Qualcomm irá disponibilizar o Snapdragon Smart Protect, que ajudará a proteger os dados armazenados de tablets e smartphones.

O antivírus foi anunciado na segunda-feira (31) e virá acoplado aos novos processadores da empresa. Através dele será possível detectar ameaças em tempo considerado "recorde", disse a empresa. Além disso, o recurso ficará responsável pela varredura de aplicativos em tempo quase que real.

A Qualcomm salienta que a principal vantagem do Snapdragon Smart Protect é ter acesso em tempo real aos dados dos usuários em camadas mais profundas, já que está trabalhando integrado ao processador. A ideia é diminuir o tempo entre a detecção de ameaças e a criação de correções, o que no normal demora muitos meses.

"Snapdragon Smart Protect é também a primeira aplicação a utilizar a tecnologia Qualcomm Zeroth, aumentando a eficiência de soluções anti-malware convencionais apoiando no dispositivo em tempo real a detecção de malware, classificação, além de resultar em uma vasta análise utilizando uma computação cognitiva com comportamental de motor avançado", disse a Qualcomm através de nota.

Usuários de smartphones Android devem ser os maiores beneficiados com a nova proteção. Vale lembrar que o sistema do Google é alvo de 99% dos malwares desenvolvidos para smartphones. Aparelhos Windows Phone e BlackBerry também costumam ser equipados com o chip da empresa.

Conforme ainda com a Qualcomm, usuários de outros antivírus não terão problemas com o Smart Protect, pois a empresa também trabalha com a Avast!, AVG e outras empresas para que haja compatibilidade com a ferramenta.

O Snapdragon Smart Protect irá chegar com o processador 820, que é direcionado para os smartphones topo de linha que serão lançados no próximo ano.