Falha no DNS pode causar problemas no funcionamento da Internet

O DNS é um dos servidores mais importantes da Internet. Em caso de problemas, sites ficarão inacessíveis.

Por | @oficinadanet Internet

O DNS garante a conversão de endereços na web em endereços de IPs corretos. Por isso, qualquer problema nunca é bem vindo. Caso não existisse o DNS, seria muito mais difícil acessar qualquer site, visto que seria necessário gravar os endereços de IPs em vez dos nomes dos sites.

No entanto, nada está completamente livre de eventuais problemas. Uma recente descoberta mostrou uma falha grave que permite que algum hacker desative um servidor DNS que não esteja atualizado.

Falha no DNS pode causar problemas no funcionamento da Internet

Vale notar que a Internet depende do bom funcionamento do DNS para continue estável e acessível. Assim, caso um hacker ataque o servidor DNS, os sites que estão hospedados no local  podem ficar inacessíveis através dos endereços da web, o que não seria nada bom.

O problema está no software mais usado na Internet para garantir o serviço de DNS. No entanto, nem tudo está perdido. Já existe uma solução para ficar imune aos ataques. A brecha está justamente na forma como o Bind trata os pedidos de querys provenientes de registros de transação das chaves. Assim sendo, ao pedir uma query específica, os hackers podem deixar o servidor sem serviço, ou seja, desativado.

Leia também:

O query é um comando em lote responsável pela execução de vários comandos, que incluem o pump de dados, alteração de estrutura, pesquisa, criação, updates, entre outros tantos.

O Internet Systems Consortium, que é o responsável pelo Bind, já disponibilizou um upgrade para corrigir o problema. No entanto, a atualização precisa ser feita de modo manual pelos administradores e depois, reiniciar o serviço. Caso não seja feito desse modo, o problema continuará existindo. 

Mais sobre: dns sites
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo