Sri Lanka irá receber internet via balão do Google

Sri Lanka é o primeiro local do planeta a receber sinal de internet via balões. A inciativa faz parte do Projeto Loon do Google.

Por | @oficinadanet Internet

Uma parceria foi fechada entre o Google e o governo do Sri Lanka na última terça-feira (28). Assim sendo, a gigante irá fornecer internet móvel ao país através de balões.

Conforme Mike Cassidy, vice-presidente do Google e líder do Projeto Lonn, o Sri Lanka é o primeiro país do mundo a receber sinal de internet através de balões. Vale lembrar que anteriormente o Google conduzia um piloto na Nova Zelândia.

“Nós já voamos nos trópicos, nas regiões árticas, e a tecnologia está funcionando. Estamos chegando perto do ponto em que podemos trazer a Internet para as pessoas ao redor do mundo", disse Mike Cassidy, um dos líderes do Google Loon.

Sri Lanka irá receber internet via balão do Google

Leia também:

Os balões do projeto Loon são equipados com antenas para fornecer conexão via internet. Eles voam a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens. O movimento dos balões se da através das correntes de vento, e assim, conseguem analisar o sentido delas e se mover para outra para se manter em uma área determinada.

“Como resultado desse acordo, toda a ilha do Sri Lanka,  todas as vilas de Dondra a Point Pedro – serão cobertas com internet de alta velocidade acessível usando a tecnologia dos balões do projeto Loon do Google”, afirmou o ministro do Exterior, Telecomunicações e Tecnologia do país, Mangala Samaraweera.

O primeiro balão do projeto Lonn começa a voar em 100 dias, e nos próximos meses um total de 13 balões irão sobrevoar o território. Após isso, os provedores de acesso terão de conectar a rede flutuante nas suas próprias instalações, como torres de transmissão. 

Mais sobre: google loon internet
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo