O aplicativo Google Tradutor, bastante conhecido, era responsável por traduzir imagens em sete idiomas. Agora, porém, após a sua atualização, o número passou para 27 idiomas. O melhor tudo, sem a necessidade de usar a internet.

A visualização da imagem pode ser feita de forma totalmente automática e sem conexão à internet. De acordo com Julie Cattiau, gerente do serviço, os brasileiros são grandes consumidores do programa.

O aplicativo já contava com tradução de imagens em português, inglês, francês, alemão, italiano, russo e espanhol. Agora, o app também fará traduções em búlgaro, catalão, croata, tcheco, holandês, dinamarquês, finlandês, filipino, húngaro, indonésio, lituano, norueguês, polonês, romeno, eslovaco, sueco, turco, ucraniano, hindi e tailandês. A tradução ainda não é considerada perfeita, mas já ajuda muito quem está precisando da informação traduzida. Cada língua pode ser incluída através de um pacote baixado para o aplicativo, e tem tamanho de 2 MB.

Para quem ainda não conhece o aplicativo, basta apontar o celular para a imagem com texto e após ter o conteúdo traduzido para o idioma desejado.

A novidade da vez só foi possível após o Google ter adquirido a empresa de um brasileiro, a Quest Visual, que é responsável pelo Word Lens. Otávio Good, dono da empresa, passou a ser o engenheiro do serviço. Good explica que as línguas foram selecionadas de acordo com o volume de usuários que o serviço contava nos países que falavam o idioma.

 "Além disso, para a câmera de um computador, é mais difícil de reconhecer chinês do que é para reconhecer português ou inglês. Árabe então é mais difícil que chinês", explica Good.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.