Como sabemos, qualquer campeonato esportivo existe o famoso exame antidoping que, infelizmente, acaba pegando muitos atletas. No mundo dos games poderá não ser diferente. A indústria de games, agora, pretende intensificar os cuidados contra o uso de drogas e estimulantes pelos atletas.

A Electronic Sports League (ESL), a maior organizadora de torneios do setor, deverá iniciar os testes antidoping já nos próximos torneios. A decisão foi tomada após vários alertas de especialistas. Conforme a WADA (Agência Mundial AntiDoping), mais de 10% dos atletas de elite costumam consumir algum tipo de droga para melhorar o seu desempenho. O levantamento iniciou após um atleta ter admitido o uso de drogas em uma entrevista.

James Lampkin, vice-presidente de eventos da ESL, disse à BBC que já imagina que "eventualmente teríamos de implementar medidas para combater o uso de drogas em esportes eletrônicos".

Lampkin acredita que o uso de drogas em torneios é recente. "Com o forte crescimento do setor nos últimos anos, também cresceu substancialmente a pressão sobre os jogadores". "Há tanta pressão sobre alguns jogadores que eles estão buscando formas para superar o estresse e ter um melhor desempenho nos torneios".

Vale lembrar que o jogador Kory Friesen admitiu que usou a droga Adderall durante um torneio que aconteceu em março deste ano. Na ocasião ele recebeu US$ 250 mil em prêmios pela primeira colocação. O Adderall é um psicoestimulante usado para o tratamento de narcolepsia e déficit de atenção.

"Não achamos que o problema (de doping) está muito difundido, mas suspeitamos que após sabermos que alguns jogadores estão usando drogas, e como não há mecanismos de repressão muito fortes, outros jogadores poderiam decidir usá-las. Por essa razão, decidimos agir rapidamente contra este problema", disse James.

"Cinco ou seis anos atrás, alguns desses jogadores talvez estivessem competindo por alguns poucos milhares de dólares e consumir este tipo de droga não faria sentido". 

"Mas agora as premiações já atingiram a casa dos milhares de dólares e os jogadores também recebem salários altos. Por essa razão, estão buscando aquela diferença mínima que pode lhes assegurar a vitória", completou James.

Os primeiros exames antidoping serão realizados no torneio ESL One, que irá acontecer em agosto em Colônia, na Alemanha. James salienta que ainda não sabe o que os testes irão revelar.

"É muito difícil dizer agora quais serão as taxas de doping assim que implementarmos essa agenda em nosso próximo evento, em Colônia, na Alemanha".

"A parte mais importante para nós aqui é nivelar o campo de jogo", acrescentou James.

"Nosso objetivo é estabelecer um padrão para toda a indústria e pensamos que depois de fazer isso outras ligas vão seguir pelo mesmo caminho", disse ainda.

A ESL registrou um grande crescimento nos últimos anos, sendo que atualmente conta com mais de 5 milhões de jogadores cadastrados. Apesar da proibição do uso de álcool e também outros entorpecentes pela ESL, está será a primeira vez que serão realizados testes para averiguar a presença de tais componentes nos atletas.